Meio Bit » Arquivo » Indústria » Agora vai: Nokia diz que retornará ao mercado de smartphones

Agora vai: Nokia diz que retornará ao mercado de smartphones

Depois de todo o drama épico que foi o fim da Nokia no mercado de smartphones eis que o CEO da empresa avisa que em 2016 eles vão VOLTAR a projetar aparelhos e oferecer para fabricantes, junto com a marca. Será a 2ª Renascença ou a Pá de Cal que faltava para a Nokia?

9 anos atrás

1.jpg1b817044-9b94-4fcd-86cc-e2a0a9b36b08large

Nokia 6600. Symbian. O primeiro celular com botulismo E hidrocefalia, mas era valente, tenho o meu até hoje.

A Nokia fez parte da vida de muita gente. Foi triste a Microsoft matar a marca, mas a compra da divisão mobile foi necessária para manter de portas abertas a mais conhecida empresa japonesa da Finlândia.

Imaginava-se que a compra pela Microsoft seria o fim da Nokia no mundo mobile, mas segundo os termos de venda a cláusula de não-competição expira em 2016, e agora Rajeev Suri, o CEO revelou parte de seus planos.

Estamos procurando por parceiros. A Microsoft faz celulares. Nós projetaríamos os modelos e disponibilizaríamos, junto com a marca [Nokia] sob licença.”

Sim, ele quer que alguém pague pelo design, pague pela produção, pague pela marca e então divida os lucros.

Não, não faz sentido, parceria de OEM tem limite. A Nokia está delirando. Pior, não é nem um caso inédito. Em 2004 a Apple e a HP fecharam a parceria mais aleatória da História, para criar isto:

20130204_csf_hpipodebay

É um… iPod da HP. Projetado pela Apple (na Califórnia), montado pela Apple, embalado pela Apple mas era vendido pela HP, no site da HP.

O mais engraçado era isto:

j6u5cOo

Isso mesmo que você leu. Um iPod da HP, que era basicamente um iPod licenciado da Apple e adesivado, um kibe pago, o cúmulo da falta de imaginação era personalizado com a logo da HP e o slogan… “INVENTE”.

Só podia ter acontecido na gestão da Carly Fiorina.

Fonte: Reuters.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários