Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon G3X — mais uma compacta premium

Canon G3X — mais uma compacta premium

Canon coloca no mercado sua nova compacta avançada, mas poderia ser um pouco melhor.

9 anos atrás

canon_powershot_g3x (1)

Sim, o mercado de câmeras compactas de entrada (nem sei se esse termo existe) foi enterrado pelos atuais smartphones, mas o mercado de compactas avançadas está indo muito bem. Estamos falando de câmeras pequenas com recursos avançados e qualidade de imagem comparável a uma DSLR (em alguns dos casos). Elas também não são prosumers (alguém lembra deste termo?), pois são planejadas para o uso doméstico e amador. Tudo bem, tem muito profissional comprando para não ter que levar quilos de equipamentos em momentos de descontração, mas esse é o objetivo: uma câmera pequena, leve e com boa qualidade de imagem. A Canon acaba de anunciar um novo membro desta categoria de câmeras. A G3X chega com alguns recursos bem interessantes e uma característica que me incomoda muito.

Vamos falar do que é bacana primeiro. O design da câmera é elegante, porém não foge do que vem sendo feito nessa categoria pela maioria dos fabricantes. Dentro dela encontramos um sensor CMOS BSI com 13,2 × 8,8 mm de tamanho com 20,2 megapixels de resolução máxima e a sensibilidade ISO está variando de 125 a 12.400. A câmera é robusta, toda feita em liga de magnésio e com vedação de borracha para proteger contra fatores climáticos (poeira e água) e, pela primeira vez, a interface gráfica vai ser igual às câmeras da linha EOS, aproximando a câmera de suas irmãs maiores.

A G3X também possui um visor LCD de 3,2 polegadas articulado e sensível ao toque. A câmera vai gravar vídeos em Full HD, capturar arquivos em RAW, pode fazer 5,9 fotos no modo de disparo contínuo, possui 31 pontos de foco automático, saída para microfone externo, Wi-Fi e NFC. Embora não exista um view finder eletrônico, a câmera é compatível com o acessório EVF-DC1 da Canon.

canon_powershot_g3x (2)

Agora vem a característica que não gostei. A câmera é equipada com uma lente Canon com distância focal de 24-600mm (equivalente) com abertura máxima de diafragma em f/2,8-5,6. São 25x de zoom ótico e um sistema de estabilização de imagem em 5 eixos. A câmera parece ser muito legal, mas a Canon estraga tudo com essa gigantesca lente. Essa é uma câmera voltada para um público que paga muito para ter qualidade em um corpo compacto e, indo contra a correnteza, decide-se por uma lente que é atrativo para o usuário médio que não entende muito de fotografia. Nada contra grandes distâncias focais meus amigos, mas sabemos que quanto mais zoom, pior a qualidade da lente.

A nova Canon G3 X vai estar disponível em julho custando US$ 1.000,00.

Fonte: Dpreview.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários