Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » No dos outros é refresco. AdBlock Plus chilicando com plano da Apple para bloquear anúncios

No dos outros é refresco. AdBlock Plus chilicando com plano da Apple para bloquear anúncios

A vida é cheia de ironias, mas poucas tão deliciosas quanto o pessoal do AdBlock Plus, que tanto desdenhou de quem reclama do programa bloquear anúncios e afetar a monetização de sites agora estar chilicando com a Apple, que parece estar implementando nativamente recursos que tornariam o AdBlock Plus… desnecessário.

9 anos atrás

3486576_orig

Adoro o cheiro de ironia pela manhã.

Até hoje o único modelo de monetização que realmente funcionou na internet é montar uma startup, caprichar no hype, captar investimento até não conseguir mais esconder que o produto não tem um modelo de negócios, e então vender pro Facebook.

Outras formas são bem menos eficientes. Publieditoriais, banners e patrocínios repetem modelos dos primórdios do Rádio. Banners? Usam métrica CPM como anúncios de jornal, sendo que segundo Luli Radfaher a última vez que alguém clicou em um banner foi por volta de 1978.

Para piorar temos de um lado sites que abusam, lembro de um portal, não recordo se IG ou UOL que certa vez tinha 75% da área de tela coberta por anúncios. Do outro lado temos freeloaders que acham que sua simples presença é mais que recompensa pelo conteúdo que consomem, e defendem uso irrestrito de programas como o AdBlock.

Já tive brigas horrendas com essa gente, já ouvi que o blog deveria no máximo exibir anúncios até cobrir os custos de hospedagem, e quem quisesse escrever que o fizesse de graça. Outros sonham com 100% do público usando bloqueadores de anúncios, não entendendo que se isso inviabilizar a geração de receita, o blog que ele tanto gosta mas não o suficiente para aceitar um simples banner, vai acabar.

Hoje não me estresso: se acabarem com os blogs, vou criar galinha em Lumiar.

Quem está estressado dessa vez, aliás, nem são os blogs e anunciantes mas o pessoal do AdBlock Plus.

O iOS 9 virá com extensões nativas para acelerar o acesso web e aumentar a vida da bateria, essas extensões entre outros recursos bloquearão determinados tipos de conteúdo, inclusive publicidade. Isso é exatamente o que o AdBlock Plus faz. Pra piorar (ou melhorar) as mesmas extensões estarão presentes no Safari do OSX El Capitan.

Ben Williams, do AdBlock Plus diz que estão “nervosos” com as possibilidades.

Curioso que não ficaram nervosos quando foram processados por anunciantes (e ganharam) nem ficam nervosos quando tocam seu modelo de negócios num estilo Corleone, vendendo proteção, digo, espaço na whitelist de anúncios permitidos e liberados pelo AdBlock Plus.

Isso mesmo, eles estão preocupados em melhorar a sua experiência online, em tornar sua navegação segura ágil e limpa, até alguém aceitar a extorsão, pagar e ter seus anúncios liberados.

Quer saber? Achei é pouco, filtra mais, Apple!

Fonte: Guardian.

relacionados


Comentários