Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Adobe libera pacote de atualizações para o Creative Cloud 2015

Adobe libera pacote de atualizações para o Creative Cloud 2015

Adobe libera um grande pacote de atualizações para o Creative Cloud com novas funcionalidades para Photoshop e Lightroom.

9 anos atrás

creative cloud 2015

Muita gente teve chiliquinho quando a Adobe anunciou o Creative Cloud. Os programas não seriam mais vendidos e sim disponibilizados mediante uma assinatura mensal. Mas. eu só vi vantagens nisso tudo. Você pode ter acesso a diferentes programas do pacote dependendo de suas necessidades. Sem falar que a maior parte da galera não tinha o dinheiro necessário para comprar uma versão original do Photoshop. Hoje tudo está acessível ao preço de uma ida ao cinema e tem gente que ainda usa o piratex. Outra vantagem do serviço são os pacotes de atualização que podem acoplar novas funcionalidades sem a necessidade de você comprar outra versão do programa.

É isso que está acontecendo agora. A Adobe está liberando um grande pacote de atualizações para o Creative Cloud que vai trazer novas funcionalidades muito interessante para a área de edição e tratamento de imagem. A primeira novidade, que já havia corrido pela internet alguns dias antes, é o Dehaze que está disponível para o Photoshop (Camera Raw) e para o Lightroom. É um novo controle deslizante que pode remover, ou adicionar, neblina e nevoeiro nas fotos. Podemos pensar em se tratar de uma coisa inútil, mas conheço muita gente que gostaria de retirar a neblina de uma foto que poderia ter ficado bem mais bacana sem esse problema climático. O vídeo de apresentação da nova funcionalidade é bem legal.

Outra novidade no Lightroom CC é que agora existe um controle deslizante para o preto e um para o branco quando estão ativados o uso do filtro graduado, filtro radial e pincel de ajuste localizado. Isso traz maior controle das partes claras e escuras quando os ajustes localizados estão sendo aplicados. Ainda falando de Lightroom CC, agora existe uma maior compatibilidade entre o programa e o Photoshop Elements. É possível importar as fotos do Elements levando as marcações e tags das imagens de maneira mais eficiente.

No Photoshop foi adicionado um efeito de Blur (borrão) mais realístico. Agora é possível inserir na área borrada ruido monocromático ou colorido para que essa área fique mais parecida com a foto original. Antes o borrão eliminava todo o ruido. Também existe um vídeo bem curto mostrando essa nova funcionalidade. Ainda no Photoshop, todas as ferramentas de clonagem (Healing Brush, Spot Healing Brush, etc) foram aprimoradas com o novo Adobe Mercury Graphics Engine que, segundo a empresa, aumenta a velocidade de aplicação dos efeitos em 120x se comparados com o Photoshop CS6. Fechando o pacote de atualizações para o Photoshop também temos o Content-Aware Fill que pode ser aplicado apenas com o clique em um checkbox e vai preencher as bordas cortadas da montagem de uma foto panorâmica (isso é legal) e melhorias consideráveis no Content-Aware Move e Content-Aware Extend.

Muita coisa bacana nessa atualização. É normal que exista mais atualizações para o Photoshop do que para Lightroom já que este último acabou de ser lançado. Houveram muitas outras mudanças, principalmente para o pessoal do design, mas as listadas aqui são as que interessam para o pessoal da fotografia.

Porém, é muito mais interessante ver essas mudanças na prática do que ler em textos. Vejam o vídeo abaixo do professor Howard Pinsky falando um pouco nas novas funcionalidades do Creative Cloud.

Howard Pinsky — Photoshop CC 2015 - Top 5 Features

Fonte: Petapixel.

relacionados


Comentários