Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Land Rover torna realidade tecnologia James Bond

Land Rover torna realidade tecnologia James Bond

Não é todo dia que uma tecnologia James Bond aparece no mundo real. Não, não são os nanorobôs que reparam constantemente o fígado dele, impedindo que 007 morra de cirrose, é o controle remoto automobilístico mostrado em Tomorrow Never Dies. Isso mesmo, a Land Rover está testando um.

9 anos atrás

tomorrowbmw28dm3.8829

No longínquo ano de 1997 estreava Tomorrow Never Dies, o 18º filme da franquia James Bond. Nele, quando não estava carcando a maaaaravilhosa Teri Hatcher, Pierce Brosnan caprichada nas mentiradas que fazem James Bond um personagem delicioso.

Uma das maiores dessas mentiradas é uma cena em um estacionamento, quando os bandidos estão esperando Bond em uma emboscada. Ele utiliza seu smartphone Ericsson e aciona um recurso desenvolvido por Q: um controle remoto do carro.

Ele liga remotamente o BMW 750iL, pula no banco de trás e sai dirigindo abaixado, já que misteriosamente Q esqueceu de equipar o carro com aquela tecnologia de ficção científica chamada vidro à prova de balas. Veja, é muito legal.

Tomorrow Never Dies foi um daqueles Bonds onde a franquia estava meio perdida, daí a troca do Aston Martin pelo BMW, faz merchã quem paga mais. Agora, em uma espécie de justiça poética a tecnologia futurista se torna realidade nas mãos de uma empresa inglesa, a Jaguar Land Rover (ok, teeecnicamente ela é uma subsidiária da Tata indiana, o que só aumenta a ironia).

A Land Rover desenvolveu um protótipo de direção remota usando um app de celular que funciona se o telefone e a chave estiverem a menos de 10 m do veículo, e permite que você ligue o carro, acelere, freie (d'oh!) mude de marcha e gire o volante, atingindo velocidades de até 6 km/h.

A principal utilidade sugerida é em trilhas, onde você está sozinho e precisa passar com precisão por algum obstáculo, mas a outra utilidade, casualmente mostrada no vídeo é MUITO melhor. O sistema pode ser usado quando você chega no estacionamento e algum CORNO parou colado na sua porta, e não dá pra entrar.

Ah sim, no pacote a Land Rover criou também um sistema para fazer retorno em ruas apertadas. Você sabe, aquele onanismo de gira volante, avança, desfaz, dá ré, gira de novo, avança, e a gente leva 15 m porque algum idiota estacionou uma Kombi com as duas rodas na rua. O sistema faz isso tudo sozinho.

Assista os dois em ação:

Land Rover Autonomous Car Technology

O futuro está chegando cada vez mais rápido, dessa vez só levou 18 anos.

Fonte: Gizmag.

relacionados


Comentários