Meio Bit » Fotografia » Leica Q — compacta full frame (só para Semi-Deuses)

Leica Q — compacta full frame (só para Semi-Deuses)

E a Leica coloca no mercado uma câmera compacta com sensor full frame e lente fixa com abertura em f/1,7. Vai encarar?

9 anos atrás

Leica Q (1)

A Leica  demonstrou nessa semana a sua nova câmera fotográfica compacta com sensor full frame. Sim, esse tipo de câmera se tornou uma constante no mundo da fotografia e praticamente todo fabricante possui sua versão. Desde o começo das câmeras digitais, o grande sonho da galera era que todos os equipamentos fossem full frame, mas com um preço que não envolvesse pactos com o demônio.

A Leica Q apresenta o típico design da Leica. Corpo que lembra as rangefinders do passado (aliás, existe uma grande discussão sobre o conforto de utilização dessas câmeras com jeitão retrô) só que com as comodidades do mundo digital. A parte superior da câmera é trabalhada em um único bloco de alumínio enquanto o resto do corpo é feito de liga de magnésio. Resistência do corpo da câmera não parece ser um problema.

A pequena câmera está equipada com um sensor CMOS full frame de 24 megapixels que chega até ISO 50.000 e pode capturar até 10 fotos por segundo em resolução máxima. Isso coroado pela velocidade do foco automático que a Leica garante ser o mais rápido entre as compactas com sensor full frame. O equipamento trabalha com uma lente fixa Summilux de 28 mm com abertura máxima de diafragma em f/1,7 e com estabilização de imagem, além de um modo macro interessante. A Leica também garante que essa é a lente mais clara de todo o segmento.

Leica Q (2)

Do ponto de vista da operação, o equipamento apresenta uma visor LCD de 3 polegadas sensível ao toque que pode ser utilizado para as regulagens da câmera e também para fazer o foco em pontos específicos da imagem. Fora o LCD, a câmera apresenta um visor eletrônico que é acionado automaticamente quando você leva a câmera até os olhos. Embora seja equipada com uma lente fixa, a câmera possui um modo de corte (ou zoom digital) onde a imagem é cortada para simular uma foto com uma lente 35 mm ou 50 mm. Dada a resolução total do sensor, as imagens resultantes desse corte devem manter uma resolução aceitável.

Leica Q (3)

A Leica Q pode fazer vídeos em Full HD, possui conexão Wi-Fi para compartilhamento de fotos e um aplicativo exclusivo para controle remoto da câmera. Assim como outras versões de câmeras da empresa, a Leica Q vai vir acompanhada de uma cópia do Lightroom 6 da Adobe.

A Leica Q já está disponível para os fãs da marca pela bagatela de US$ 4.250,00. Ou seja, a câmera está no nível Semi-Deus da fotografia, ainda mais quando falamos de uma câmera compacta. Mas, o nome Leica tem peso.

E essa é a  grande pergunta. Compensa pagar tudo isso por uma Leica? É a mesma coisa que você comprar um Macbook em vez de um PC com a mesma potência e 1/3 do preço. Alguns dizem que vale a pena. Outros dizem que não compensa. Mas, o certo é dizer que tanto Leica quanto Apple trazem status junto. Ou seja, boa parte da grana que você está investindo é pela marca, e não pelo equipamento.

Para quem se interessou, existe um álbum bem diversificado de fotos da nova câmera no Flickr. Gostei muito da representação das cores.

relacionados


Comentários