Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Emulador de filme fotográfico direto no navegador

Emulador de filme fotográfico direto no navegador

Para os nostálgicos, e para quem quer saber como era, agora existe um emulador on line de filme fotográfico. E o melhor, é de graça.

9 anos atrás

filme_emulator

A prova de que estou ficando velho é que já tenho alunos nos cursos de introdução a fotografia que nunca viram ou fotografaram com filme fotográfico. Quando mostro na primeira aula alguns acham incrível, outros estranho e muitos acham primitivo. Mas, o filme fotográfico de rolo foi uma revolução na fotografia responsável por trazer a fotografia para as casas das pessoas. Antes disso, para ter um retrato, era necessário procurar um fotógrafo profissional. Assim como revolucionou a fotografia, o filme também se diversificou em centenas de tipos com diferentes colorações, sensibilidades, granulações e efeitos. Era possível comprar filmes específicos para o tipo de luz que você iria fotografar e outros com diferentes contrastes de preto e branco.

Claro que a maioria das pessoas nunca teve acesso a essa variação gigantesca. No máximo conseguiam um ProValue ou um ProImage em ISO 200, considerados filmes profissionais, mas que só eram um pouco melhorzinho do que os rolos vendidos em mercados, padarias, farmácias e conveniências. Agora, se você nunca teve a oportunidade de se aventurar no mundo dos zilhões de tipos de filme fotográficos, então poderá saber um pouco como isso era utilizando o Film Emulator.

Tudo começou em 2013 quando o fotógrafo Pat David fez uma grande pesquisa e lançou uma tabela contendo parâmetros de cores para emulação em software digital das diferentes tonalidades de filmes fotográficos. Aproveitando que Pat liberou essas tabelas de forma gratuita para a comunidade, o programador Jonas Wagner montou um emulador de filmes gratuito que roda direto no seu navegador. A coisa é bem simples de utilizar. Você clica no botão Open File e escolhe uma foto em seu computador. A imagem roda direto no navegador e nada é enviado para o servidor do programa. Depois disso é só escolher o filme preferido nas dezenas de possibilidade. Temos filmes preto e branco, coloridos e instantâneos, assim como negativos e positivos (cromos).

Você pode brincar com a mesma foto em todas as opções e, no final, se gostou de alguma, é só clicar no botão download e gravar uma cópia da modificação em seu computador. Fora isso ainda é possível fazer ajustes básicos como brilho, contraste, grão e vinheta. Pode parecer idiota, mas eu achei divertido. Provavelmente sou velho mesmo.

relacionados


Comentários