Meio Bit » Arquivo » Hardware » Intel promete tecnologia Rezence para 2016

Intel promete tecnologia Rezence para 2016

Tecnologia Rezence de carregamento sem fio, que permite alimentar diversos dispositivos de uma só vez chegará às lojas em 2016, segundo a Intel

9 anos atrás

rezence

Em 2014 a Intel deu os primeiros passos rumo a independência total dos cabos: se por um lado hoje já conseguimos transferir dados sem fios facilmente, o mesmo não pode se dizer quanto ao carregamento de baterias. Tecnologias de indução ainda engatinham e pior, há vários padrões que não conversam entre si.

A Intel pretende mudar isso com a tecnologia Rezence, desenvolvida pela A4WP (Alliance for Wireless Power) que realiza carregamento através de ressonância magnética e é compatível com mais de um aparelho por vez. O formato é pensado para ser o padrão de fornecimento wireless de energia por ser compatível com os futuros processadores Skylake, e por isso mesmo a Intel anunciou durante a Computex 2015 que dispositivos de 2016 já poderão ser alimentados sem depender de cabos.

O principal motivo para o avanço nesse sentido foi a fusão entre a A4WP e a PMA (Power Matters Alliance), o que significa um padrão a menos. Com isso a tecnologia Qi, mais presente em smartphones será a única de fora. Fazem parte da A4WP empresas como ASUS, Logitech, Toshiba, Dell, Panasonic, Fujitsu e Lenovo. Já a PMA conta com AT&T, Broadcom, MediaTek, Powermat, P&G, Qualcomm, Samsung e Starbucks.

O bom do Rezence é que um carregador pode alimentar vários dispositivos de uma só vez, diferente do que ocorre hoje em que cada aparelho precisa de seu próprio acessório. O carregador pode ser ligado e deixado embaixo de uma mesa, e o campo de emissão de energia pode atravessar até 5 centímetros de madeira. Em demonstrações anteriores o device conseguiu carregar diversos gadgets de uma só vez.

O SVP da Intel Kirk Skaugen deixou claro que a ideia da companhia é tornar o Rezence onipresente e de fato declarar guerra aos cabos: acessórios para aparelhos 2 em 1 como teclados que se carregam sem fios e outros produtos já deverão estar nas lojas em 2016, e os parceiros da Intel estão comprometidos em adequar seus lançamentos à tecnologia. Há também planos para fornecer acessórios para dispositivos móveis.

http://www.youtube.com/watch?v=UVFxXScCEkkGill Industries — A4WP Wireless Power Demonstration

Eu acho excelente qualquer iniciativa para ajudar a nos livrarmos dos cabos, o problema é a quantidade de padrões com os quais teremos que lidar: em um mundo ideal os fabricantes usariam um só, mas estamos um pouco longe disso. Ainda assim a proposta do Rezence é a melhor dentre as apresentadas até hoje: um carregador que alimenta diversos aparelhos de uma vez.

Fonte: CNet.

relacionados


Comentários