Meio Bit » Arquivo » Fotografia » A Orquestra de 1 homem e os 30 Valérios

A Orquestra de 1 homem e os 30 Valérios

Uma orquestra com um homem só? Isso é possível através de muito trabalho e manipulação digital. Mas, tem gente que já fazia isso a mais de 100 anos atrás.

9 anos atrás

manipulação ditial2

Programas como o Photoshop e similares abriram possibilidades absurdas para quem se aventura na chamada arte digital. Fotos são editadas, mescladas, modificadas e montagens incríveis podem ser desenvolvidas para oferecer um produto que seria impossível de fazer com a arte fotográfica comum. Foi o que fez Alexander Light (sobrenome sugestivo) que é um apaixonado por fotografia e também é violonista da Orquestra Filarmônica de Oslo.

Alexander decidiu fazer uma brincadeira que envolve fotografia, manipulação digital e muita paciência. Primeiro, ele fotografou o palco de apresentação da orquestra em Oslo totalmente vazio. Depois, ele convidou o percussionista Heming Valebjørg para ser fotografado em cada cadeira da orquestra segurando o instrumento que deveria estar naquele lugar durante uma apresentação. Cinco horas depois ele possuía todos os instrumentos da orquestra, fotografados em seus respectivos lugares, porém sendo tocados pela mesma pessoa. Depois da parte prática da fotografia, Alexander levou 7 meses (utilizando seu tempo livre) para juntar 400 fotos em uma única imagem com 200 megapixels de resolução. O resultado é uma grande foto da orquestra inteira tocando, mas todos os músicos são uma única pessoa.

Tudo ficou tão legal que a que os administradores do grupo encomendaram uma impressão gigante que agora está na entrada do Music Hall da orquestra. Vejam abaixo como ficou. É possível ver a imagem com mais detalhes no site do fotógrafo.

manipulação digital

Muito bacana, muito divertido e muito criativo. Esse tipo de coisa é muito legal de se ver, mas me lembra de um outro feito parecido, dessa vez no Brasil e realizado no início do século XX.

Em 1901, Valério Vieira realizou vários autorretratos em situações diferentes na mesma sala. Depois, utilizando os negativos e o laboratório fotográfico (ou seja, ele fez na unha) ele juntou essas 30 fotos suas em uma única imagem. Na cena existe uma pequena banda tocando e algumas pessoas assistindo a apresentação. Todas as pessoas da foto são o Valério Vieira.

os 30 valerios

A imagem, intitulada Os 30 Valérios, é um marco da fotomontagem brasileira e ganhou a medalha de prata na Feira Internacional de Saint Louis. Infelizmente, em 1922, a fotografia não era considerada como linguagem, expressão ou técnica e, por conta disso, não foi incluída como parte da Semana de Arte Moderna. Uma pena (fonte).

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários