Mobile
Mobile
Digital Drops Blog de Brinquedo

WiMAX – Aquele que foi sem nunca ter sido

Por em 12 de janeiro de 2009
emMercado Wireless e Redes
Mais textos de:

Site | Twitter
  • http://www.sanainside.com sanainside

    Uma pena, pois as promessas do WIMAX eram mesmo, err, promissoras! A verdade é que ainda existem muitos problemas a se contornar em redes sem fios WAN, mas com o tempo vão dar um jeito.

    Sanainside.com – Internet, tecnologia e computação

  • GVLF

    Acredito que o WiMax seria muito instável e caro. Se eu não me engano, existe uma rede que conecta o estado do amazonas ao acre via internet. Essa rede é composta com várias antenas a cada 50 Km.
    http://www.queijoazul.com – blog de noticias

  • AndreNascentes

    Cardoso, vc disse: “Assim como as redes Bluetooth e o Wireless USB, WiMAX corre o sério risco de não pegar.” O wireless usb tambem anda capengando? Fiquei sabendo outro dia dessa tecnologia e achei que não demoraria a pegar. Eliminar aquele amontoado de cabos de mouse, impressora, webcam, etc ia ser bom de mais.

    André Nascentes

    • Respeito

      O que existe disso normalmente é via bluetooth.

    • http://www.contraditorium.com Carlos Cardoso

      Quando o USB surgiu, já tinha gente dizendo que o USB Wireless estava vindo, e era besteira comprar cabos.

  • Rodrigo8

    WiMAX ja morreu faz tempo só nao avisaram aos mais desavisados
    o BT acredito acabar aos poucos velocidade pífia nao via pra frente mesmo. O Wireless USB acredito q vai pegar sim , principalmente em escritórios simples na casa da mamae da irmãzinha etc , lugares q nunca passaram de um Youtube da vida eu mesmo ja instalei em varios lugares q nao rolava passar aquele fios azuis lindos nas casas super decoradas de madames.

    • Mackanov

      Não confundir Wireless USB com Dongle WiFi USB, hein?

  • Zmaster

    Cardoso,

    Só uma mera curiosidade de informação.

    A tempos atrás o google esta concorrento para tentar adquirir nos EUA a banda se não me engano de 700Mhz, seria isto uma jogada de fornecer acesso no estilo Wimax free with Banners?

    Infelizmente mais um projeto que não avançou por falta de planejamento e muita enrolação nas homologações, bla, bla ,bla.

    ———————————–
    ” Como uso as 3 conchaS? “

    • http://www.contraditorium.com Carlos Cardoso

      O WIFI gratuito que estavam provendo em São Francisco parece que foi cancelado também.

      • Zmaster

        Nossa, o que esta acontecendo com os projetos deles.

        Será que estão mais realistas quanto aos negócios e estão cortando vários presentes ao público?

        Uma pena!!

        ———————————–
        ” Como uso as 3 conchaS? “

        • Respeito

          O Google dá presentes do mesmo modo que a Microsoft presenteia com softwares de desenvolvimento. Eles esperam retorno. Mas não vi como um ótimo negocio de internet grátis e sair “dando em San Francisco”, isso deveria ser coisa da Apple não do Google.

          • criscmaia

            Hahahahahha. Bom trocadilho. }:)

  • fimpid

    Cardoso,

    4G promete ser a tecnologia baseada em IP de alta velocidade com Qualidade de Serviço. As tecnologias que são mais citadas como 4G são LTE e WiMAX.
    Então no final do texto você disse que fica com WiMAX??

    Há uma versão modificada do WiMAX, chamada WiBro, que já foi implantada na Koréia do Sul e vem dando certo, mas não segue rigorosamente os padrões IEEE 802.16 do WiMAX.

  • bRox

    Pois é, muito ouvi falar e li…
    WiMax vai ser “matador” diziam algumas revistas especializadas…
    Já esperava o não final feliz…

  • http://www.pistachecomcasca.com watcher

    Desculpem-me, mas vocês estão muito equivocados. Existem dois tipos principais de WiMax, o Portable, que entende que os clientes serão fixos, e o Mobile, que entende que os clientes serão móveis.

    O Portable vai bem, obrigado, com várias implementações no mundo, e uma rede funcional e sendo comercializada no Brasil pela Embratel, apesar da dificuldade que a Anatel impõe.

    O Mobile tem problemas de frequência aqui no Brasil, mas tem algumas implementações usando frequências abertas (faixas de 2,4GHz e 5GHz).

    A Nokia abandonou um equipamento que usaria WiMax Mobile, mas vá no site da Motorola para ver a quantidade de soluções de WiMax Portable que ela oferece.

    []‘s

    Marcelo Rosa
    Pistache com Casca e Codorna Fatiada – http://www.pistachecomcasca.com

  • http://www.hunf.com.br rds_sp

    A Sprint nos EUA acabou de fazer um spin off da sua divisão wimax, chamada Xohm e a fundiu com a Clearwire. A ideia é cobrir os EUA inteiro com rede Wimax. Essa nova empresa teve aporte de alguns bilhões de dolares do Google, Intel, Comcast entre outras (entre outras pularam fora por causa da crise, parece que só o Google manteve o montante prometido).
    Baltimore já esta coberta com a rede Wimax, ao que parece DC e algumas outras cidades também. A Sprint começou a vender uma placa PCMCIA que é Wimax/EvDO e aparelhos com Wimax já estão a caminho.

    A ideia é conectividade everywhere by any means, com preços competitivos. Sim a velocidade não é a do mundo perfeito, mas é bem rapido e em alguns testes bem estavel, inclusive em movimento.
    Mas estamos falando dos EUA onde as redes 3G HSDPA são ainda piores que as nossas e todas as empresas estão esperando o fim da TV analógica para comprarem espectros de 700Mhz para implantar soluções LTE.
    Então lá, mesmo sem as velocidades do mundo perfeito, o Wimax é uma solução robusta que espera-se faça sucesso.

    Aqui se deixassemos a fantasia de lado, veriamos que o Wimax teria tudo para vingar. Aqui em Recife somos praticamente refens da BrOi. Se a Embratel passasse a oferecer Wimax para consumidor residencial, seja com o nome de Livre, Claro Wimax, Net Sem fio ou whatever, turbas descontroladas e histericas abandonariam a BrOi em busca de melhor qualidade e preços mais amigaveis (pago 120 reais por uma droga de conexão de 1Mbps ADSL e em algum ponto do futuro, talvez em 2059 eles vão oferecer velocidades maiores).

    Em resumo, eu não acho que o Wimax esteja morto. Com visão realista e preços atraentes seria excelente ter issa tecnologia disponivel no Brasil.

    • EmanuelSan

      Estive em Recife na passagem de ano. E usei o 3G da TIM no dia 1 e 2/jan em meio há uma região cheia de prédios (nas Graças).

      Não seria essa uma alternativa a BrOI?

      O SO disse que estava conectado a 7,3 Mbit/s (devo acreditar? afinal meu plano é o de 1 Mbit/s) isso pagando $90/mês no ilimitado. Nesse sentido, pena que não moro em Recife (nos outros dois estados onde mais trafego a TIM ainda não têm 3G).

      • http://www.hunf.com.br rds_sp

        Pode ser uma opção e muita gente usa… acho que 80% das pessoas que eu conheço usam Claro, TIM ou etc para acesso a internet.
        Mas para mim não seria interessante pois todos esses planos tem limitação de dados trafegados.
        Eu trabalho em casa, usando o computador o dia todo, todo o tempo e 1Gb iria facil facil se esgotar antes do vencimento da franquia. Ai ficaria limitado a uma banda de 128Kbps se não me engano. Não sei a TIM, mas sei que a Claro tem ainda alguns problemas de performance aqui. E como não é confiavel, não posso arriscar. Bem ou mal, o ADSL só me deixou na mão uma vez em mais de 1 ano, e ainda sim, por problemas de fiação interna (maresia). Unico problema é o preço cobrado pelas velocidades oferecidas. Eu tinha 8Mbps em SP e pagava o mesmo que aqui, 1 Mbps.
        Alias no fim do ano a TIM colocou um monte de antenas moveis pela cidade, montadas em vans… nao sei ainda o motivo.

  • http://pietra@hotmail.com Anônimo

    Aquela Rede que foi Implantada na praia do Rio usa qual tecnologia mesmo :?
    __________________________________________________________

    “Somente a Beira do Abismo que nos vemos Obrigados a Evoluir”

  • fracardi

    O post esta 100% certo.

    Eu teve a sorte de participar de um projeto de WiMax no Marocco em 2006. As antennas ofreciam uma banda ridicula (algumas dezenas de mega em total) e na cidade de Casablanca o alcance “not line of sight” (ou seja com obstaculos entre a antenna e o PC) era de .. 500 metros!

    Os economics (CAPEX y OPEX por megabit de banda) eram insustentaveis.

    Iamgino que os novos dispositivos WiMax nao sejam muito melhores.

  • http://www.opticalunettes.com.br dmarcell

    Se não me engano agora só resta um celular bom e que tem WiMAX, da marca HTC.

  • alexsvmorgado

    Dona Flor e seus dois maridos?

    ”I Still Haven’t Found What I Looking For”
    Falando a nossa Língua

    • http://ceticismo.net Pryderi

      Roque Santeiro.

      Quem fez Dona Flor foi a Sonia Braga.

      _______________________________

      Eu assinaria aqui, mas sou analfabeto.

      Ceticismo.net