Meio Bit » Arquivo » Games » WildStar, mais um MMO que se tornará free-to-play

WildStar, mais um MMO que se tornará free-to-play

Carbine Studios confirma rumor e anuncia que em breve o WildStar será mais um MMO a adotar o modelo free-to-play. Agora você o jogará?

9 anos atrás

wildstar

Pronto! Depois de algumas semanas circulando por aí, o rumor de que o WildStar seria transformado em um jogo free-to-play finalmente foi confirmado pela Carbine Studios. Com isso, este é mais um MMO a não conseguir muito sucesso com o modelo de cobrança de mensalidade, vendo-se praticamente obrigado a mudar de estratégia para ter alguma chance no mercado.

Como de costume, o jogo contará com um sistema que premiará aqueles que continuarem pagando mensalmente, dando-lhes por exemplo uma moeda que será utilizada em lojas específicas, mas aqueles que quiserem jogar sem pagar nada, poderão fazer isso a partir de uma data que ainda não foi divulgada.

Free-to-play… é o melhor modelo de negócios,” afirmou Mike Donatelli, diretor de produto na Carbine. “Fato, não existem barreiras de entrada. Escolha um fórum, qualquer fórum, vá lá e existirão pessoas dizendo ‘gosto do jogo, apenas não lhe pagarei por ele.’ E isso é em todos os posts… nós absolutamente sabemos que a comunidade dos MMOs evoluiu além do modelo de negócios de inscrições.

Embora tenha recebido boas avaliações, o WildStar vem sofrendo para manter o interesse dos jogadores e mesmo sem sabermos ao certo a quantidade de assinantes que o título possui, essa mudança de modelo deixa claro que a coisa não estava indo muito bem.

O que me deixa confuso é essa declaração do Sr. Donatelli, não porque eu discorde dela, pois pelo o que vejo por aí, boa parte das pessoas não estão dispostas a pagar uma mensalidade para encarar um MMO, mas se todo mundo sabe disso (inclusive os estúdios), porque eles continuam insistindo nessa estratégia?

A impressão que tenho é de que falta um pouco de honestidade às desenvolvedoras, que lançam seus MMOs (que no início normalmente estão cheios de problemas) cobrando um mensalidade para jogarmos, provavelmente sabendo que os mais impacientes pagarão por isso, mas já pensando que dentro de alguns meses eles serão oferecidos de graça, então, o que vier é lucro.

É claro que tudo isso é pura especulação da minha parte, não tenho provas sobre esta prática, mas o fato é que depois de ser mais um MMO a praticamente cair no esquecimento, logo logo o WildStar se tornará bem mais acessível. Resta saber se isso será suficiente para chamar a atenção de um público maior.

http://www.youtube.com/watch?v=8HXhrujt4VYWildStar: Free-To-Play Announcement Trailer

Fonte: PCGamer.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários