Meio Bit » Arquivo » Mobile » Sharp anuncia celular que filma em 2.100 fps, só que não

Sharp anuncia celular que filma em 2.100 fps, só que não

Certas coisas são complicadas de entender. Como a Sharp, que anunciou celulares Android com hardware bem respeitável, mas resolveu focar em um recurso no mínimo questionável, no máximo trapaça: dizem que o celular consegue trabalhar com câmera lenta a 2.100 fps. Será verdade? Spoiler: não.

9 anos atrás

camera_tekpix

Talvez a maior deficiência do Windows Phone seja a incapacidade de filmar em câmera lenta. Trocaria alegremente os 4K por vídeos a 240 fps, mas pelo visto a Microsoft não quer seguir nessa linha. iPhones e Alguns Androids gravam em câmera lenta, mas nenhum com as promessas do Sharp Aquos Zeta e Aquos Xx. (quem inventa esses nomes?)

A promessa é de nada menos que 2.100 fps, velocidade de câmeras de laboratório. UAU, nem uma RED captura nessa velocidade.

http://www.youtube.com/watch?v=WRUH8JiLcQkSHARP AQUOS Mobile • SH-03Gプロモーション動画

Em verdade nem esses celulares.

Primeiro há um problema prático: quanto mais rápida a framerate, mais luz você precisa, pois cada frame será exposto por muito menos tempo. Por isso imagens em câmera lenta de câmeras e celulares comuns ficam escuras.

Segundo: o hardware necessário para capturar 2.100 fps num celular simplesmente não existe. Qual o truque então?

Simples: esses celulares gravam 210 fps com resolução de  854 × 480 pixels, ou 120 fps em Full HD. Algo bem, bem respeitável, mas um tanto abaixo dos prometidos 2.100 fps.

Eis que lendo as letras miúdas, prometem playback a 2.100 fps, e usam para isso a boa velha e inútil interpolação. São criados e copiados 10 frames entre cada um dos frames originais, o software tenta deduzir o que acontece e cria frames novos.

Interpolação é a velha trapaça das Tekpix e outras câmeras vagabundas, o terror de todo mundo que era consultado sobre equipamentos, recomendava um decente e tinha que ouvir Ah mas a ScruvsChing-Ling 2000 do meu primo tem 342.343 megapixels e custou R$ 100.

Veja como o efeito interpolado é bem menos UAU que o real:

http://www.youtube.com/watch?v=tiIS6qn18jkSHARP AQUOS Mobile • 2015年夏モデル スーパースロー映像

Uma pena que a Sharp tenha escolhido alardear uma funcionalidade falsa quando tem um excelente aparelho nas mãos, com uma capacidade bem respeitável de captura de vídeo.

Fonte: Android Authority.

relacionados


Comentários