Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Mais Rússia: um outdoor que esconde propaganda da polícia

Mais Rússia: um outdoor que esconde propaganda da polícia

Necessidade é a mãe da invenção: restaurante italiano desenvolve outdoor inteligente que esconde propaganda proibida da polícia da Rússia

9 anos atrás

outdoor

No verão passado, entre muitas das controversas leis que o governo da Rússia aprovou e que já comentamos aqui o Kremlin aprovou um embargo completo de alimentos importados da Europa, Estados Unidos, Austrália, Canadá e Noruega, como resposta aos embargos sofridos devido a pendenga recente com a Ucrânia. A proibição inclui carnes em geral, peixes, queijo, leite, legumes e frutas.

Isso deixou estabelecimentos, como restaurantes especializados em culinária estrangeira em maus lençóis. Mesmo propaganda de tais produtos foi proibida e a polícia russa, que não tem mais o que fazer do que cumprir com as loucuras dos censores e os desmandos do Putin fica em cima para valer.

Só que um empreendimento não se abalou com a situação. Giulio Zompi, dono de um restaurante italiano que leva seu nome resolveu não só manter seus negócios como encontrou uma maneira interessante de promover seu estabelecimento em plena Moscou: com um outdoor inteligente.

O negócio em si não é novidade, peças do tipo equipadas com câmeras conseguem reconhecer quem está olhando para o outdoor e exibir um ad de acordo com a faixa etária, por exemplo. Só que neste caso os sensores foram programados para reconhecer policiais: caso eles se aproximem o ad do restaurante é escondido, exibindo uma propaganda inócua em seu lugar.

A peça foi desenvolvida em conjunto com a agência de publicidade The 23. Vejam o vídeo, é divertido ver os puliça confusos:

Don Giulio Salumeria — Пармезан против санкций (First hiding ad)

Claro que existe a possibilidade de tudo não passar de um hoax bem elaborado, mas a agência insiste que a peça é real. A única coisa que penso, entretanto é que não me surpreenderia caso a polícia russa acabe por desbaratar a campanha à força com o tempo. Ainda assim o stunt é bem legal.

Fonte: AdWeek.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários