Meio Bit » Arquivo » Ciência » Startup Holandesa ou dos Países Baixos anuncia projeto sustentável não-ecochato

Startup Holandesa ou dos Países Baixos anuncia projeto sustentável não-ecochato

Enquanto o pessoal se esgoela fazendo textão no Facebook a Nerdalize desenvolve um esquema que vai além de qualquer discurso salve as foquinhas de ecochatos de Tumblr. A startup holandesa vende um serviço que instala na sua casa um servidor deles, cujo calor que normalmente precisaria ser resfriado é transferido para um aquecedor. Isso mesmo, sua casa esquenta de graça, você economiza dinheiro e todos ficam felizes, até as foquinhas.

9 anos atrás

Challenges-of-Cooling-a-Data-Center

Você sabia que a Holanda não é a Holanda, e também não são exatamente os Países Baixos, pois são províncias, e que há cidades no Caribe que são holandesas mas usam dólar como moeda e — é uma zona, assista esse vídeo e faça como eu, quase entenda isso.

O importante é que uma startup dos Países Baixos está de olho em um problema: nós consumos 1,5% da energia elétrica do mundo para alimentar datacentres, e ⅓ desses mesmos 1,5% para resfriar os mesmos datacentres.

O criador da startup se inspirou em um paper da Microsoft Research que sugeria utilizar o calor dos datacentres para aquecer residências e outros ambientes. É o que a Nerdalize está provendo.

nerdalize_frontpage_logo_starwars_middle_cropped_blurred

O kit custa uns US$ 500,00 com instalação; você precisa ter uma conexão de fibra. Isso arranjado eles cuidam do resto. Um servidor será instalado na sua casa, acoplado a um radiador que irradiará o calor do computador para o ambiente, aquecendo você nesse inverno.

A Nerdalize cobre os custos de luz, então fora o setup inicial você aquele sua casa de graça, economizando uma boa grana em óleo, carvão, eletricidade ou Smurfs, se for o Gargamel.

Os servidores da Nerdalize estão utilizando energia de forma eficiente, pois além de não gastar energia resfriando o servidor, não gastam energia aquecendo a casa. Isso garante serviços mais baratos para quem utiliza a solução de nuvem deles, e um real impacto, muito maior do que todos os idiotas que desligam uma lâmpada por 1 h no Dia da Terra e acham que estão salvando o mundo.

Fonte: Venture Beat.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários