Meio Bit » Internet » AdBlock Plus lança seu próprio browser para Android

AdBlock Plus lança seu próprio browser para Android

AdBlock Plus lança navegador para Android baseado no Firefox com ferramenta anti-ads embutida, para desespero dos donos de sites

9 anos atrás

adblock-browser-001

Ads. Ninguém gosta de publicidade invasiva e por mais que os sites tentem de todo o jeito convencer os usuários de que as propagandas são seu ganha-pão, a verdade é que o usuário odeia entrar numa página e dar de cara com o tipo de campanha que o obriga a clicar em uma ou duas janelas para ler a postagem. Muitas vezes ele não volta ao site.

Por isso o AdBlock Plus é uma bênção para os usuários e um pesadelo para os donos de sites. E ganhar dinheiro com ads vai ficar ainda mais complicado a partir de agora, com o lançamento de um novo produto para mobile: um navegador otimizado.

O AdBlock Browser para Android é baseado no Firefox para a plataforma móvel do Google. A ideia é facilitar o uso do AdBlock em smartphones, visto que rodar a extensão hoje no robozinho demanda um certo malabarismo: é preciso instalar dois arquivos .apk (a extensão foi chutada da Google Play Store em 2013 junto com outros serviços similares, por razões para lá de óbvias), rodar via proxy e para completar, só funciona no Wi-Fi.

adblock-browser-002

Com o AdBlock Browser, que já conta com a extensão embutida e configurada a complicação fica para trás, ao menos enquanto você estiver navegando em sites. Os ads em aplicativos continuarão aparecendo normalmente a menos que apele para a extensão.

A ideia da AdBlock é manter o browser devidamente atualizado conforme o Firefox lança novas versões de seu navegador. Ele é baseado na versão 37, com o Sync desativado e já conta com listas pré-assinadas de site com ads bloqueados. Claro, há a famosa lista branca e de forma muito irônica, o Google seria um de seus clientes mais lucrativos.

A pergunta jogada no ar é a seguinte: o usuário de Android, que muito provavelmente já está habituado a utilizar o Chrome ou qualquer outro navegador em seu smartphones se sentirá compelido o bastante a migrar para se ver livre dos ads? No caso de usuários de Firefox eu acredito que sim, pelo fato da experiência ser basicamente a mesma. Não falo pelos outros, mas se a eliminação das propagandas chatas for tão eficaz quanto é nos desktops os provedores de conteúdo terão mais um motivo para arrancar os cabelos.

Para utilizar o AdBlock Browser para Android basta entrar nesta página, entrar para a comunidade do Google+ (o app ainda está em fase beta) e baixar o apk.

Fonte: AdBlock Plus.

relacionados


Comentários