Meio Bit » Arquivo » Ciência » Pesquisa revela: internet e smartphones afetaram nosso déficit d… — ESQUILO!

Pesquisa revela: internet e smartphones afetaram nosso déficit d… — ESQUILO!

Em apenas 15 anos uma mudança profunda aconteceu: segundo uma pesquisa da Microsoft do Canadá, a capacidade de concentração das pessoas caiu de 12 para 8 segundos. Temos literalmente menos foco que um peixe dourado, mas isso será realmente ruim? Não, do outro lado estamos aprendendo a ser mais multitarefa do que nunca.

9 anos atrás

squirrel-up-dog-gif

Antigamente praticávamos um ritual curioso. Escravos do relógio, esperávamos religiosamente o dia e a hora de nossas séries favoritas. Sentávamos na frente da TV e fora uma corridinha ao banheiro nos comerciais, víamos o episódio de uma sentada só (ui!).

Hoje eu escrevo na metade do monitor, tenho um vídeo do YouTube na outra metade, a TV passa Top Gear via Chromecast e bato papo no Twitter no outro monitor. Séries e filmes sem interrupção só quando estou no bar, em casa fatalmente há uma segunda, às vezes terceira tela. É fisiologicamente incômodo ser monotarefa como antigamente.

Agora uma pesquisa da Microsoft Canadá com 2.000 participantes descobriu que a capacidade de concentração das pessoas vem caindo muito, muito rápido. Em 2000 a média eram 12 segundos. Hoje só conseguimos nos concentrar por 8 segundos. Um peixe dourado tem capacidade de concentração de 9 segundos.

dori

Os luditas estão comemorando, apontando e dizendo “eu não disse?”. Só que essa queda do nível de atenção não é ruim, é apenas… diferente. Nossa capacidade de multitarefa vem aumentando, mas ela sempre existiu. O cérebro humano quando adestrado consegue surpreender.

Um exemplo clássico é a chamada Hipnose de Estrada, quando a gente dirige perfeitamente bem, por quilômetros e quilômetros, mas não se lembra, não percebe. Piscamos e estamos a quilômetros de onde estávamos segundos atrás. É um fenômeno relativamente comum, o cérebro desliga as funções de consciência e vai literalmente no piloto automático.

Vivemos mergulhados em informação, crianças hoje moldam seus cérebros para achar isso absolutamente natural. E é ótimo, estão aproveitando muito mais seu tempo. Estão desenvolvendo habilidades que as tornarão muito mais eficientes. Imagine um cirurgião de urgência com um HoloLens da vida, operando um acidentado e acompanhando 10 ou 20 parâmetros diferentes em tempo real, em vez de perguntar pra enfermeira qual a pressão do sujeito.

As crianças não precisam disto:

tumblr_lboktlrO9d1qegiiuo1_500

A moda de tratar tudo como Síndrome de Déficit de Atenção criou uma epidemia de crianças amansadas com Ritalina nos EUA, quando os pais deveriam perceber que os tempos estão mudando, e que a esmagadora maioria dos casos é apenas falta de organização e disciplina para ser multitarefa de forma eficiente. Talvez forçar monotarefa em crianças acostumadas a fazer 5 coisas ao mesmo tempo não seja uma boa idéia.

Fonte: Telegraph.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários