Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google Play introduz sistema de pré-venda de apps

Google Play introduz sistema de pré-venda de apps

Desenvolvedores agora poderão abrir pré-registro de apps e games na Google Play Store; usuário receberá notificação quando o aplicativo estiver disponível.

9 anos atrás

play-store

O Google está testando mais uma forma de medir o interesse dos usuários nos apps e games do Android: a partir de agora vai disponibilizar aos desenvolvedores a possibilidade de abrir um período de pré-venda para seus lançamentos, sejam eles gratuitos ou pagos.

Para quem costuma comprar filmes, games ou outro tipo de mídia a pré-venda é uma realidade há muito tempo, mas até agora ninguém tinha pensado em adaptar o modelo de vendas para apps mobile. O primeiro conteúdo a se fazer valer da novidade é o game Terminator Genisys: Revolution da Glu Mobile, baseado no filme que estreia em breve. Ainda sem data de lançamento, basta proceder normalmente como se fosse comprar o título e a mensagem abaixo aparece, pedindo para confirmar o pré-registro.

terminator-genisys-revolution

O game é gratuito, mas provavelmente contará microtransações. Quando da data de seu lançamento o usuário receberá uma notificação, avisando que o conteúdo já se encontra disponível para download.

Eu vejo assim: hoje temos muitos usuários que jogam mais em seus smartphones do que em consoles dedicados, e ao menos a possibilidade de adquirir um game antes de seu lançamento se mostra bem interessante. Para apps é um pouco mais complicado, mas considerando o interesse principalmente em aplicativos que saem primeiro para o iOS, dá para acreditar que o formato seja bem útil.

A alternativa será excelente principalmente para desenvolvedores grandes, a fim de gerar hype entre os consumidores. Não vejo como uma opção muito válida para o pequeno ou médio developer, que em tese não teria massa crítica para atrair a atenção dos usuários. Mas de novo, um cenário onde um app badalado em outra plataforma está a caminho do Android é algo que as pessoas gostariam de saber quando estará disponível.

Fonte: Android Police.

relacionados


Comentários