Meio Bit » Arquivo » Internet » Extensão do Chrome para daltônicos

Extensão do Chrome para daltônicos

Boas novas para quem tem problemas para diferenciar cores, e precisa de uma solução customizável. Uma extensão do Chrome agora permite que você ajuste as cores em todas as páginas para seu grau específico de dificuldade de percepção cromática, mesmo os mais extremos, ou como chamamos, homem heterossexual.

9 anos atrás

166

Durante a Segunda Guerra os ingleses usavam idosos que tinham sofrido operação de catarata para identificar mensagens enviadas por espiões na França Ocupada, através de refletores ultravioleta. Invisível para olhos normais, por causa do filtro do cristalino, com a remoção do tecido danificado os raios UV chegavam até a retina. Já os alemães nada viam. 

A chamada visão normal é tudo menos um padrão rígido. O verde pra mim não é exatamente o verde para você, há mulheres mutantes com 4, em vez de 3 receptores de cor nos olhos. Elas identificam bilhões de tons de cinza cores além dos meros humanos normais. Do outro lado há defeitos na visão que impactam no reconhecimento de cores e tons.

Essas variações na percepção cromática, popularmente chamadas de daltonismo vão muito além de não identificar verde ou vermelho, há inúmeras modalidades e graus, o que torna difícil achar um meio-termo. O sujeito pode entender verde perfeitamente mas ser incapaz de diferenciar azul e amarelo, ou de identificar aquele maldito vestido.

Assim como miopia, esse tipo de defeito de visão demanda correção específica. É aí que entra a Color Enhancer, extensão para o Chrome.

colro-enhancer-820x420

Se você tem dificuldade em diferenciar cores, com essa extensão todas as páginas acessadas via Chrome ganham um filtro customizável de realce. Isso é excelente para sites que colocam fundo #FFFFFF e links clicáveis #FFFFFE.

A Color Enhancer pode ser baixada neste link aqui.

Fonte: Slash Gear.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários