Meio Bit » Arquivo » Games » Nintendo lançará cinco games para smartphones até 2017

Nintendo lançará cinco games para smartphones até 2017

Satoru Iwata anuncia que a Nintendo lançará apenas cinco games para dispositivos móveis até 2017, mas se focarão em fazer com que sejam títulos de sucesso

9 anos atrás

smartphones-nintendo

A Nintendo reconheceu após todo mundo apontar o óbvio que explorar suas IPs no mercado mobile seria a melhor coisa que ela poderia fazer para voltar a ser uma empresa lucrativa. Pois bem: mesmo tendo cedido à ideia a companhia japonesa já avisou que entre o fim deste ano e o fim do próximo ano fiscal (a saber março de 2017) não serão lançados mais do que cinco títulos para smartphones e tablets.

A novidade veio do próprio presidente e CEO da Nintendo Satoru Iwata durante encontro com acionistas em que foram discutidos os resultados financeiros no último ano fiscal. Embora pareça que a empresa não esteja tão animada assim para entrar no mercado mobile — e não está mesmo, a Big N está entrando nessa área praticamente arrastada, por pressão dos acionistas — Iwata avisou que a Nintendo pretende “fazer de cada título um sucesso”. Para isso a companhia escolheu Hideki Konno, produtor de Mario Kart 8 como o responsável pelo desenvolvimento dos softwares para dispositivos móveis. Isso por si só já garante um alto nível de qualidade para os títulos.

A Nintendo está cautelosa a esse ponto porque teme que os títulos que funcionam em seus consoles possam não vir a ser aceitos no cenário mobile, e há uma razão para isso: a empresa não se sente à vontade para levar suas famosas propriedades intelectuais para plataformas que não as suas próprias. Já sabemos que os jogos nos smartphones não serão ports de games já lançados, mas serão títulos baseados em IPs selecionados a dedo para que a aceitação seja a maior possível. Portanto (e isso é especulação minha) não é difícil a Nintendo procurar desenvolver uma nova propriedade intelectual a fim de proteger seus medalhões, mantendo-os ligados a seus consoles. Não que não veremos um Mario um Donkey Kong no iPhone ou Android um dia, mas a presença dessas marcas fora do ecossistema da Nintendo pode ser menor do que o público espera.

O primeiro título da Nintendo deverá chegar aos smartphones até o fim de 2015. E como não poderia deixar de ser Iwata lembrou os acionistas que a empresa continuará desenvolvendo consoles, mencionando mais uma vez o projeto NX.

Fonte: Nintendo.

Leia também:

relacionados


Comentários