Meio Bit » Arquivo » Internet » Meerkat se afasta do Twitter e ensaia relação com o Facebook

Meerkat se afasta do Twitter e ensaia relação com o Facebook

Após ser podado no Twitter Meerkat se aproxima do Facebook; suporte à rede social permite postar suas transmissões no feed de notícias

9 anos atrás

timon

A guerra do streaming mobile continua. Quando o Meerkat foi lançado há quase dois meses, o Twitter não gostou nada de ver um aplicativo oferecer um recurso que ela já preparava para breve (o Periscope) ter acesso a seus dados, e rapidamente o podou.

O app ficou numa situação desfavorável: devido à perda da integração ele viu o Periscope se tornar a preferência do público em pouco tempo. Com isso era preciso tentar uma nova abordagem e consequentemente encontrar um novo parceiro. E calhou de ele ser o Facebook.

Nas últimas semanas o pessoal do Meerkat andou se mexendo para colocar seu app de novo em evidência. A primeira atitude foi lançá-lo para o Android, o que logo de cara fará com que sua base instalada aumente bastante enquanto o Periscope se manter exclusivo do iOS (é uma estratégia normal do Twitter, com o Vine foi a mesma coisa).

O passo seguinte foi introduzir no último update o suporte ao Facebook, se afastando em definitivo do Twitter. Ainda é possível criar uma conta com seu login da rede social mas ele deixa de ser obrigatório, passando a ser completamente opcional. A integração com o Facebook também permitirá que você publique seus streamings diretamente no seu feed de notícias.

Isso faz parte de uma estratégia para evitar que o Meerkat desapareça no ar por causa do crescimento do Periscope, em parte causado pela puxada de tapete do Twitter. O app recebeu recentemente US$ 14 milhões de uma rodada de investimentos, uma parte do dinheiro vindo de empresas ligadas à música e ao cinema.

O Facebook pode e vai se aproveitar dessa situação: com um app de streaming integrado à sua rede social e que está presente tanto no iOS quanto no Android é mais uma ferramenta que ela pode utilizar para coletar dados, e não duvidaria se no futuro a empresa do Zuck acabe por comprar o Meerkat, ajudando a posicioná-lo como adversário do Periscope. Este por sua vez tem a vantagem de já ser integrado ao Twitter.

Enfim, com as conexões móveis melhorando cada vez mais, o streaming é um formato cuja popularidade irá aumentar exponencialmente daqui para a frente, e portanto essa briga ainda irá longe.

Fonte: Venture Beat.

relacionados


Comentários