Meio Bit » Arquivo » Mobile » WhatsApp permite fazer backup via Google Drive no Android

WhatsApp permite fazer backup via Google Drive no Android

Novidade no WhatsApp para Android permite que os usuários do IM passem a fazer backup de suas conversas e imagens diretamente no Google Drive.

9 anos atrás

Ricardo_WhatsApp

Pode parecer coisa de maluco (talvez seja ¯\_(ツ)_/¯), mas tenho o costume de manter backup de todas as minhas conversas. Acho que, até por este motivo, sempre gostei muito do Hangouts (sdds Gtalk), que armazena tudo na minha Conta Google, e do Telegram, que deixa uma cópia de todas as mensagens e arquivos diretamente nos servidores da empresa.

No caso do WhatsApp, a coisa era tranquila para os usuários de iOS, uma vez que o aplicativo faz uma cópia de segurança das mídias e mensagens trocadas no iCloud, já no Android… bem, a coisa no OS do robozinho verde é bem mais complicada. Mas, felizmente, as coisas estão mudando. E para muito melhor.

Confirmando o rumor que surgiu no final de março, na versão 2.12.45 do WhatsApp para Android, que pode ser baixada aqui (no site oficial, o APK oficial ainda está na 2.12.44), o IM do Markinho finalmente implementou a tão sonhada integração com o Google Drive. Com ela, todas as mensagens trocadas pelos usuários, bem como as imagens (vídeos e áudios não são sincronizados), são armazenadas na nuvem do Google. Assim, caso o seu aparelho morra ou você simplesmente compre um novo, bastará selecionar o backup na hora de se cadastrar e pronto.

whatsapp_backup_google_drive1

Infelizmente, como estou no interior do interior do interior de Minas Gerais, contando com uma maravilhosa conexão de 1 Mb/s oferecida pelo Velox™, não consegui completar, ainda, o processo de backup (perto de uns 100 MB) para dizer como ele está funcionando (vocês não têm ideia da dificuldade que foi baixar o APK de menos de 20 MB), mas notei, através das configurações, que o usuário pode definir a periodicidade do backup (diário, semanal ou mensal), que sempre será feito às 4 h, além de escolher se a cópia poderá ser feita exclusivamente via Wi-Fi, ou, também, dados móveis. O backup local continuará existindo.

whatsapp_backup_google_drive2

Segundo o pessoal do Android Police, o novo sistema de backup está testado e aprovado. De acordo com a Rita El Khoury, o backup feito pelo app é incremental. Logo, haverá uma demora relativa quando o primeiro backup for feito, mas os demais demorarão bem menos. Além disso, ela informa que, uma vez iniciado o backup, não há como interrompê-lo. Você até pode desativar o Wi-Fi, mas, assim que a conexão voltar, o aplicativo continuará enviando os dados de onde parou.

Não sei o porquê de o WhatsApp ter demorado tantos anos para fazer uma integração tão óbvia quanto esta, as, de qualquer forma, não posso deixar de parabenizá-los por este feito. Espero que o meu Razr i não morra novamente (já foram sete mortes súbitas), mas, se morrer, já sei onde encontrar todas as minhas conversas.

relacionados


Comentários