Meio Bit » Arquivo » Ciência » Esqueça Daenerys, o Dragão de hoje é da Casa de Musk

Esqueça Daenerys, o Dragão de hoje é da Casa de Musk

Hoje tem lançamento? Tem sim senhor. A SpaceX vai fazer algo inédito hoje: lançar, entre outras coisas… uma cafeteira espacial.

9 anos atrás

danny

Ok, agora que já garantimos as visitas ordenhando no hype de Game of Thrones, vamos ao que interessa. Hoje, daqui a pouco (se tudo der certo) sobe mais um Falcon 9 com uma nave Dragon, na missão SpX-6, levando duas toneladas de carga pra a Estação Espacial Internacional. Experimentos, suprimentos e, comprovando que o módulo pressurizado da Dragon funciona, um punhado de ratos.

Eles viajarão, viverão e serão exterminados em nome da Ciência no Habitat de Roedores, essa gaiola high-tech aqui.

__470020_orig

Também estará a bordo o Arkyd-3, o mini-satélite telescópio espacial da Planetary Resources, aquele consórcio que quer ganhar trilhões de dólares minerando asteróides.

O primeiro Arkyd foi pra vala na explosão do Antares em 2014, agora estão confiando num lançamento da SpaceX. Errados não estão.

arkyd-3__1

Aquele negócio quadrado na lateral é uma telinha LCD, faz parte do pacote de space selfie, onde quem investiu no crowdfunding poderá enviar uma foto, que será exibida e fotografada com a Terra ao fundo.

Há pesquisas sobre doenças, degeneração muscular e outras miudezas, mas a estrela da missão, equipamento mais importante para a ISS é… uma cafeteira.

janeway-coffee1

Desenvolvida por uma empresa italiana com input da astronauta Samantha Cristoforetti, a ISSpresso irá prover pela primeira vez café quente e fresquinho para os astronautas, que até hoje só bebem café desidratado, misturado com água reciclada de urina. A ISSpresso fará café de verdade, substância essencial para exploração espacial, como aprendemos em Star Trek Voyager.

7181935

8492249_orig

Além de toda a tecnologia da cafeteira espacial, também foram desenvolvidas xícaras para microgravidade, com uso de capilaridade e um formato especial para manter o café quente dentro, ao invés de flutuar pelo ambiente.

7735897_orig

Para completar, farão a 3ª tentativa de pousar na balsa robótica da SpaceX, a Just Read The Instructions. Fontes da SpaceX chutam pelo menos 70% de chance de tudo dar certo.

O lançamento será transmitido pela NASA e pela SpaceX. A cobertura começa em mais ou menos 1 h, o lançamento será às 20:33 GMT.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários