Meio Bit » Games » Site detalha dados dos games disponíveis no Steam

Site detalha dados dos games disponíveis no Steam

Conheça o Steam Spy, site que mostra diversos dados dos games disponíveis no Steam, como por exemplo em quais países eles são mais populares, quais os títulos mais jogados nas duas últimas semanas e quanto tempo as pessoas gastam em média neles.

9 anos atrás

steam-spy

Ter acesso ao número de vendas digitais de jogo não é algo muito fácil, já que nem as editoras nem as lojas costumam divulgar essa informação, mas em relação ao serviço de distribuição da Valve, o lançamento de um site chamado Steam Spy acaba de tornar esses dados mais acessíveis.

Desenvolvido por Sergey Galyonkin, a ferramenta nasceu do desejo de “ajudar desenvolvedores independentes, jornalistas, estudantes e todos interessados em jogos para PC” e através dela temos acesso uma enorme quantidade de informações bem interessantes.

Por exemplo, por lá podemos saber em quais países um determinado título vendeu mais, a quantidade de pessoas que o possuem e quantas delas já o jogaram, ou mesmo em quais períodos o game teve mais ou menos jogadores.

De acordo com seu criador, as informações mostradas no site são coletadas de um número limitado de perfis, com as visualizações sendo atualizadas durante a noite, portanto não devemos esperar 100% de precisão. Porém, Galyonkin afirma que o algoritmo utilizado está sendo aperfeiçoado e que conversas com algumas empresas lhes mostraram que os números estão muito próximos da realidade, apenas com uma pequena margem de erro.

Há de se levar em consideração também os finais de semanas gratuitos, já que o sistema os interpreta como se o Steam tivesse dado os jogos escolhidos para todos os usuários, mas felizmente isso é corrigido após o seu término, então é bom não confiar muito nos resultados durante esses dias.

Falando um pouco sobre o que nos é informado no Steam Spy, chamou minha atenção a lista de títulos mais jogados nas últimas semana, isso porque temos o The Elder Scroll V: Skyrim na sexta posição e por se tratar de um jogo lançado em 2011, é impressionante ver que quase um milhão de pessoas ainda se divertem com ele. Além disso, a média de tempo dedicado à obra da Bethesda é de 110 horas, sendo que 2,07% (pouco mais de 160 mil cópias) de todos que adquiriram o RPG são do Brasil.

Outro que também me surpreendeu foi um tal de Unturned, jogo gratuito no estilo do Minecraft que confesso nunca ter ouvido falar, mas que só nas duas últimas semanas entreteve 914 mil pessoas, fazendo bastante sucesso entre os brasileiros.

Esses são apenas dois exemplo e se você gosta de conhecer esse tipo de informação, navegar pelo Steam Spy será extremamente gratificante e poderá roubar boas horas do seu dia.

Fonte: PCGamer.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários