Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon desenvolve o 1º Pau de Selfie oficial do mundo

Nikon desenvolve o 1º Pau de Selfie oficial do mundo

Nikon se torna o primeiro fabricante de câmeras fotográficas a lançar um pau de selfie oficial, mesmo que seja um equipamento simples.

9 anos atrás

nikon_pau_de_selfie

E quando pensamos que a moda do Pau de Selfie está desacelerando, a Nikon  aparece aos 45 minutos do 2º tempo e coloca um pouco mais de lenha na fogueira ao lançar o primeiro monopé retrátil oficial com o objetivo de executar autorretratos. Como gosto de levar pedradas, vou logo falando que não tenho nada contra o Pau de Selfie. Ele até ajuda a evitar a distorção das lentes de um smartphone na hora de fazer um retrato.

Desde que câmeras fotográficas foram inventadas as pessoas fazem autorretratos. Essa nova categoria onde a pessoa segura a câmera com a mão para se fotografar também não é nova. Tenho imagens de 12 anos atrás fazendo essa brincadeira. E até o pau de selfie não é coisa nova, visto que a Minolta já tinha algo parecido em 1983 e no Japão a coisa apareceu em 1995. O capitalismo tem esse dom de transformar coisas que já existem em novidades.

nikon_pau_de_selfie2

o N-MP001 que a Nikon está lançando possui o design padrão do equipamento. Uma vara retrátil com uma empunhadura de espuma em uma ponta e uma cabeça de tripé na outra ponta. Ele foi projetado para se adaptar e suportar quase toda a linha de câmeras compactas Coolpix. Fechado ele possui o tamanho de 7″ (ou 17,8 cm) e chega até a 28,54 polegadas (72,5 centímetros) quando totalmente aberto. Infelizmente, para os fãs de tecnologia, o equipamento da Nikon não possui nenhuma perfumaria, sendo apenas um monopé retrátil. Não possui disparador Bluetooth ou wireless e não foi feito para smartphones, apenas para câmeras fotográficas. O usuário deve se virar para fazer a foto das maneiras tradicionais, ou seja, com o timer da câmera ou com os controles remotos oficiais (ou xing-lings) compatíveis com as câmeras Nikon.

Mesmo que alguns estabelecimentos estejam proibindo o uso do pau de selfie, creio que o acessório ainda vai ter uma vida longa dentro da fotografia amadora. Afinal de contas, todo mundo quer aparecer na foto. Quem se interessou pelo N-MP001 pode adquirir o equipamento em pré-venda no sita da B&H pela singela quantia de US$ 60,00.

Fonte: PetaPixel.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários