Meio Bit » Arquivo » Games » BBC usa jogo para ensinar sobre a guerra na Síria

BBC usa jogo para ensinar sobre a guerra na Síria

Visando explicar para o seu público o que o povo sírio tem enfrentado nos últimos anos, BBC cria um interessante jogo que nos coloca no controle de uma família que tenta fugir do país.

9 anos atrás

Syrian-Journey

Os jogos educativos costumam ser criticados por serem chatos, algo que considero injusto, pois muitas vezes desconfio de que essa reclamação vem de jogadores que os estão comparando com grandes produções. Independentemente da maneira como você enxerga esse tipo de jogo, o fato é que eles podem ser uma ótima maneira de ensinar algumas pessoas e é nisto o que apostou a BBC com o Syrian Journey.

Funcionando como uma história interativa, o jogo nos coloca no controle de uma família síria que decide abandonar o país e enquanto faz isso, ele acaba explicando o terrível conflito que tem assolado a região, de uma maneira muito mais dinâmica do que qualquer texto faria.

As rotas, opções e resultados presentes no Syrian Journey foram baseados em histórias reais descobertas em extensas pesquisas, como parte de um projeto digital da BBC Arabic que explora a migração da Síria,” explicaram Mamdouh Akbiek e Eloise Dicker, repórteres responsáveis pelo projeto.

Tal jogo se junta a um movimento que tem sido chamado de “Game the News”, cujo intuito é justamente passar notícias e informações utilizando a interatividade, e esta nem foi a primeira vez que a guerra na Síria virou tema de um game, já que em 2012 os britânicos da Auroch Digital (e criadores do gênero) lançaram o Endgame: Syria.

Há quatro anos no meio de uma enorme (e sangrenta) disputa entre as forças do presidente Bashar al-Assad, do Exército de Libertação da Síria e ainda do Estado Islâmico, a população do país tem passado tempos terríveis e um jogo como o Syrian Journey serve para entendermos melhor porque essas pessoas simplesmente não fogem para outro lugar.

Na minha opinião, esta é uma iniciativa louvável por parte da BBC e espero que sirva de exemplo para outros canais de comunicação, que podem encontrar nos games uma excelente forma de passar as informações para seu público.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários