Meio Bit » Arquivo » Ciência » Tempo gasto jogando pode influenciar comportamento de crianças

Tempo gasto jogando pode influenciar comportamento de crianças

Pesquisa realizada na University of Oxford revela que não o tipo de jogo que influencia o comportamento das crianças, mas sim o tempo que elas gastam com eles.

9 anos atrás

videogame

Há vários anos temos discutido a importância dos jogos violentos no comportamento das crianças e as vezes tenho a sensação de que nunca teremos uma resposta concreta sobre o assunto. Ainda assim, alguns pesquisadores continuam tentando acabar com esse mistério e os últimos a divulgarem um estudo neste sentido foi um grupo da University of Oxford.

O que chama a atenção nesta pesquisa é que de acordo com o seu resultado, o que poderia afetar realmente a maneira como os pequenos se relacionam com outras pessoas não é o tipo de game que elas jogam, mas sim o tempo que dedicam a eles.

Segundo os pesquisadores, crianças que jogam por mais de três horas por dia tendem a ser mais hiperativas e a se envolverem com maior frequência em brigas ou não se interessarem na escola, independentemente de estarem jogando algo violento ou não.

Por outro lado, aquelas que jogam menos de uma hora por dia costumam desenvolver uma melhor habilidade social e as crianças que jogam títulos com elementos cooperativos ou competitivos tendem a apresentar menos problemas emocionais.

Podemos ver ligações entre alguns tipos de jogos e o comportamento de crianças, assim como o tempo gasto jogando”, afirmou o Dr. Dr Andy Przybylski. “Contudo, não podemos dizer que tais jogos causam bom ou mau comportamento. Também sabemos que o risco associado a jogar é pequeno. Uma série de outros fatores na vida das crianças influenciará mais seus comportamentos, conforme essa pesquisa sugere que os jogos eletrônicos podem estaticamente ser um fator significante, mas menor em relação a como as crianças progridem academicamente ou no seu bem-estar emocional.

O complicado nesses estudos é que não é raro vermos um desmentindo o outro, então fica a dúvida sobre qual deles estaria correto, mas no fim das contas prefiro ficar com a opinião de que cada pessoa reage de maneiras diferentes a tudo a que ela é exposta e por isso acho sim que os games podem ter uma certa influência em alguns, o que de forma alguma significa que considero a mídia uma fábrica de assassinos.

Fonte: EurekAlert!.

relacionados


Comentários