Meio Bit » Arquivo » Internet » Nova build do Windows 10 traz prévia do Project Spartan

Nova build do Windows 10 traz prévia do Project Spartan

Microsoft libera nova build do Windows 10 e com ela o primeiro preview do Project Spartan, o navegador que promete ser tudo que o Internet Explorer não foi

9 anos atrás

master-chief

Agora sim, Spartan certo. 🙂

A Microsoft sabe que a imagem que o Internet Explorer carrega é negativa demais, embora tenha feito de tudo para que ele fosse aceito pelos usuários mais experientes. Bem, não deu. É hora então de oferecer algo novo e o Windows 10 contará com o Project Spartan, um browser pensado para os novos tempos.

E desde ontem já é possível conferir o que ele é capaz de fazer: a recém liberada Build 10049 da próxima versão do SO traz uma prévia do navegador.

project-spartan

É importante notar que a Microsoft entendeu que não basta apenas oferecer um navegador diferente do IE: ele precisa ser um produto de acordo com o que o Windows 10 se propõe a fazer, que é unificar desktop, tablets, smartphones e consoles de videogame. Para tanto o Spartan já nasce com suporte a teclado, mouse, telas touch e etc. Ele contará com uma interface mais clean, será integrado ao OneDrive e permitirá que o usuário faça anotações de forma bem simples e direta.

Como não poderia deixar de ser Cortana também será um diferencial no Spartan, permitindo realizar consultas rápidas e claro, será possível utilizar comandos de voz (e provavelmente gestos também, como ele também estará no Xbox One é evidente que será compatível com o Kinect). O modo de leitura é outro recurso legal, que fornece uma interface livre de distrações para você se concentrar onde interessa.

Desnecessário dizer que muitas coisas que o Spartan trará ainda não estão disponíveis, já outros recursos estão parcialmente liberados. Tal como o Windows 10, o novo browser ainda está em fase de construção e liberá-lo agora para os membros do programa Windows Insider é importante para ouvir o feedback dos usuários, a fim de aparar arestas e resolver bugs.

Por fim é bom lembrar que o Internet Explorer não irá morrer, ao menos não por enquanto: a ideia da Microsoft é liberar o Windows 10 com ambos os browsers, sendo que o Spartan será um app da Windows Store — e por causa disso, contará com atualizações automáticas frequentes. Com o tempo Redmond espera que os usuários migrem para o novo navegador, ao mesmo tempo que mantém o IE ligado nos aparelhos apenas para que desenvolvedores aprendam o caminho das pedras e migrem seus produtos para o Spartan.

internetexplorer — Project Spartan: Beyond Browsing

Se você está curioso e já usa o Windows 10, basta atualizar para a Build 10049. Se ainda não é usuário da Tech Preview acesse este link, se inscreva no programa Windows Insider e baixe a imagem do sistema operacional.

Fonte: Microsoft.

relacionados


Comentários