Meio Bit » Arquivo » Games » Square anuncia morte do Final Fantasy XI para PS2 e Xbox 360

Square anuncia morte do Final Fantasy XI para PS2 e Xbox 360

Square anuncia que o Final Fantasy XI para PlayStation 2 e Xbox 360 só funcionará por mais um ano e que jogo ganhará versão para dispositivos móveis.

9 anos atrás

final-fantasy-11

A expectativa é mesmo uma grande sacana… Esta semana a Square Enix agendou uma conferência para a imprensa em que revelaria os planos para o futuro do Final Fantasy XI e até por se tratar de um MMO que está no mercado há 13 anos, muitas pessoas imaginaram que a empresa faria o tão aguardado anúncio de que o jogo perderia a cobrança de mensalidade. Como estávamos enganados.

O evento na verdade foi a maneira encontrada por eles para revelar que a Nexon Korea está trabalhando numa versão do jogo para dispositivos móveis, com previsão de chegar em 2016 no Japão, Coreia do Sul, América do Norte e Europa. Porém, o pior ainda estava por vir.

Para tristeza dos jogadores de Xbox 360 e PlayStation 2 que ainda se divertem com o game, a desenvolvedora revelou que os servidores destas versões serão desligados em março de 2016, fazendo que ele se torne mais um título a deixar de existir (nessas plataformas, é claro).

No entanto, a versão para PC continuará funcionando, inclusive com o primeiro capítulo da última expansão estando previsto para chegar no mês de maio e de acordo com a empresa, o Rhapsodies of Vana'diel é a maneira como eles esperam fechar a história do primeiro MMO baseado na franquia.

Bom, eu entendo que a quantidade de jogadores presentes nos servidores do PS2 e do Xbox 360 não deva ser muito grande, também entendo que mudar o modelo de negócios de um jogo tão complexo não deve ser muito barato, mas ainda assim acho muito triste a Square não ter feito um maior esforço para manter o jogo funcionando, pelo menos no console da Microsoft.

Como alguém que possui a versão do jogo para o Xbox 360 e que nunca o testou, tenho certeza que teria feito isso se não fosse obrigado a pagar uma mensalidade, mas já que o fim é iminente, acho que a Square deveria no mínimo me deixar aproveitar o código de ativação do game para jogar a versão para PC, assim pelo menos eles poderiam ganhar um consumidor.

Fonte: Eurogamer.

relacionados


Comentários