Meio Bit » Arquivo » Internet » Windows 10 pode entregar updates via P2P

Windows 10 pode entregar updates via P2P

Build vazada do Windows 10 revela que Microsoft vai adotar protocolos P2P para a distribuição de updates da próxima versão do sistema operacional

9 anos atrás

microsoft

A Microsoft está considerando novos métodos para entregar os updates de seu futuro sistema operacional. Enquanto aguardamos um update público da Technical Preview, novidades continuam sendo testadas em build internas. A mais recente a vazar, de número 10036 traz entre algumas coisas interessantes (como suporte nativo à criação de PDFs) a distribuição de atualizações através de protocolos P2P.

Um dos primeiros indícios de que Redmond poderia estar se interessando pelo peer-to-peer foi ter adquirido uma empresa da área em 2013, a Pando Networks. Agora chega a confirmação através da nova build que vazou: em configurações avançadas é possível selecionar o método de atualização do Windows 10, se pelo Windows Update somente ou de múltiplas fontes, desde PCs em sua rede privada ou através de computadores de outros usuários conectados na internet.

p2p-windows-10

Fonte: Neowin

Essa é uma evolução até esperada se considerarmos como a Microsoft vê o Windows hoje, mais um serviço do que uma plataforma. Ao incorporar os protocolos que usamos nos torrents, os updates poderão ser liberados mais frequentemente, serão baixados numa velocidade maior e os servidores da empresa não ficarão sobrecarregados toda vez que uma nova atualização for liberada; afinal, todo mundo estará compartilhando os arquivos com todos. Isso é bom para quem tem várias máquinas em casa, só precisará atualizar uma na internet e compartilhar o update com as outras, como empresas já fazem hoje com o Windows Server Update Services.

A Microsoft não disse nada a respeito, mas é difícil imaginar que ela voltaria atrás numa funcionalidade que vai beneficiar o sistema e os usuários de uma forma geral. É bem provável que quando sair, a próxima versão pública do Tech Preview já incorpore esse método de atualização, que na minha opinião só vem para somar.

relacionados


Comentários