Meio Bit » Arquivo » Software » Google Code sairá do ar, pois todo mundo ama o GitHub

Google Code sairá do ar, pois todo mundo ama o GitHub

Popularidade e eficiência do GitHub leva Google a fechar o Google Code. Confira aqui como migrar seus projetos.

9 anos atrás

git_hub_post

Desde 2006 o Google possui um projeto chamado Google Code, uma plataforma de hospedagem open source de projetos de programação. Naquela época, não existiam opções confiáveis e escaláveis com esse propósito. Muita gente (eu, inclusive) passou a salvar seus códigos usando esse serviço como repositório.

Porém, em 2008, surgiu o GitHub e desde então o próprio Google passou a migrar milhares de seus próprios projetos para a nova plataforma.

Se você trabalha com programação e já teve a oportunidade de controlar seu código nas duas ferramentas, sabe que o GitHub se tornou muito mais poderoso, amigável e flexível que o Google Code, que, sei lá eu como, também sofria muito com spams e comportamentos abusivos por parte de seus usuários.

Todo esse contexto levou o Google a decidir tirar o fio da tomada e fechar seu sistema de gerenciamento online de repositórios. Isso deve acontecer de fato em janeiro do ano que vem, mas ontem mesmo eles já pararam de aceitar o cadastro de novos projetos e, em 24 de agosto, o site se tornará completamente read-only, nada mais poderá ser salvo. Nem os arquivos de projetos antigos.

fechando

Pra não gerar pânico, o Google está oferecendo todo o suporte e ferramentas para quem quiser migrar seus projetos para outras plataformas de hospedagens, como Bitbucket e SourceForge, mas tendo uma especialmente desenvolvida para o GitHub.

Se ainda assim você tiver problemas, mande um e-mail para [email protected] ou diretamente para Chris DiBona, diretor de Open Source do Google, através do endereço [email protected].

Aliás, se você já usa o GitHub, programa pra Android, e quiser nos ajudar a portar o “Be My Eyes” para o robô, nos ajude aqui: toadgeek - Be My Eyes - Android App.

Pra fechar, esse é um excelente exemplo de que, quando um projeto é bem feito e funciona, ele pode sim fazer frente às gigantes de tecnologia. Mesmo que essa gigante seja o Google. Claro, isso se companhia não comprar a empresa menor, hipoteticamente, e fechá-la em seguida.

Fonte: Google Open Source Blog.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários