Meio Bit » Arquivo » Hardware » Porta USB Type-C também chegará aos Androids em breve

Porta USB Type-C também chegará aos Androids em breve

Google se compromete em adicionar a porta USB Type-C reversível em dispositivos Android num futuro próximo.

9 anos atrás

usb-type-c

Agora é fato: o USB Type-C veio para ficar. As especificações foram liberadas em agosto mas desde então nenhum fabricante tinha abraçado o conector, salvo algumas iniciativas isoladas. Isso mudou nesta semana, com a Apple mandando todas as portas pra cucuia, mantendo apenas uma do USB reversível no novo MacBook e com o Google fazendo um pouquinho melhor, introduzindo duas delas no novo Chromebook Pixel mas mantendo o formato legado.

Qual seria o próximo passo? Considerando o tamanho da porta e a velocidade da transmissão de dados (com suporte a USB 3.1) uma boa pedida seria introduzi-la em smartphones, e é exatamente isso que Mountain View pretende fazer em breve.

Em vídeo divulgado pela empresa em que comenta as vantagens da porta USB reversível, o gerente de produtos Adam Rodriguez comenta que o Google assumiu o compromisso de introduzir a porta em mais modelos de Chromebooks no futuro, bem como em aparelhos Android. Isso era de se esperar, dadas as vantagens da interface: facilidade de manuseio, velocidade superior na transmissão de dados, suporte a 4K…

O cenário ideal seria que o Google atualizasse a diretriz do Android e conseguisse convencer os fabricantes em geral a substituir a porta micro-USB pela USB Type-C, embora seja o cenário mais difícil. Cada parceiro tem sua própria agenda e enfiar normas goela abaixo não tem dado muito certo nos últimos tempos: vide o que aconteceu com o Android 4.4 KitKat, cujo plano do Google era que ele fosse adotado em massa principalmente em aparelho de entrada antigos a fim de combater a fragmentação do sistema. No fim das contas de nada adiantou.

A Samsung já tentou utilizar uma porta diferente: no Galaxy Note 3 ela preferiu colocar uma USB 3.0 igual às presentes em HDs externos, mas ela não voltou a repetir o feito. A porta USB Type-C ainda é novidade, mas como ela adiciona várias vantagens é provável que vejamos mais produtos compatíveis com ela em breve.

É natural, as portas Type-C vão muito provavelmente caminhar para substituir os conectores que temos hoje porque são capazes de realizar diversas funções, embora faça uma ressalva: um computador com uma única porta e que obrigue você a comprar um adaptador pra lá de caro a fim de ligar mais periféricos é uma baita sacanagem.


Google Chrome — USB Type-C: A new standard for power, data and display

Fonte: Engadget.

relacionados


Comentários