SciCast: o fim de uma era e o começo de uma nova

O SciCast nasceu no MeioBit. Os primeiros podcasters vieram daqui, os primeiros convidados vieram daqui. O MeioBit sempre foi o lar do SciCast, aqui o programa cresceu e se espalhou pela internet. Aqui aprendemos que o bom conteúdo deve ser o foco, sempre.

Como todo filho que cresce, o SciCast precisa ganhar o mundo, desenvolver-se e alçar novos vôos para continuar aprendendo e cumprir o propósito para o qual foi criado: levar ciência de forma clara e divertida para todas as pessoas.

A partir de agora, o SciCast passa a ser publicado no site do Manual do Mundo, para continuar crescendo e multiplicando o conhecimento. Quero agradecer aqui, em nome de toda a equipe do SciCast, o carinho, a dedicação e o exemplo que recebemos do Nick Ellis, do Cardoso e de todos os amigos que aqui fizemos e que continuarão sendo nossos esteios sempre que pensarmos em qualidade de conteúdo.

Vida longa ao MeioBit. Vida longa ao SciCast.

Nota do editor:
Viva muito e prospere, SciCast! _\\// (ˆNE)

Relacionados: , , ,

Autor: Lilly Ann

“Se você pode sonhar, você pode fazer.” Walt Disney.

Compartilhar
  • Não gosto de podcasts de uma maneira geral (sou da geração do televisor, não sei o que é rádio), mas o SciCast me ensinou a gostar de escutar só o áudio.

    Só desejo todo o sucesso do mundo para vocês!

    P.S.: só conheci o Manuel do Mundo graças ao SciCast. Nem sabia que existia no YouTube um canal BR de Ciência divertida. 🙂

    • Mateus Azevedo

      “Manuel do Mundo” hahahahahahhahhahhaa
      Foi mal, mas tive que rir

      A propósito, conheci esse canal a pouco tempo também, vale cada minuto “perdido”.

    • Guru-Guru

      O SciCast é sem dúvida nenhuma o produtor de conteúdo independente mais relevante pra mim. Só não é o mais relevante de conteúdo em geral porque eu pertenço a Nintendo hahaha

  • Fábio

    Scicast é bom. Os 3 últimos episódios de 2015 foram muito legais, talvez por terem encontrado a fórmula exata entre seriedade e senso de humor.

    Porém, no final do ano de 2014, eu fiquei preocupado que as coisas desandassem um pouco, tendo em vista que vocês exageraram demais nas brincadeiras, fazendo até com que eu perdesse o interesse por ouvir momentaneamente o canal de vocês.

    Estimo que vocês continuem sabendo mesclar informação, seriedade e descontração.

    E nunca percam a essência, já que ninguém assinou o Scicast como um podcast de humor.

    O que atraiu a galera mesmo foi a forma leve como vocês conversam sobre ciências e assuntos diversos.

    O “humor” foi apenas uma consequência do talento de vocês.

    Abraços

    • Giovani de A. Campos

      Também tive a mesma impressão, Fábio, cheguei até a parar de ouvir alguns. Retomei no de divulgação científica e tá bem legal. As brincadeiras sempre são interessantes pra que o programa não fique pesado (eu não ligaria se ficasse, mas tem que ser acessível para todos), no entanto, tava puxado…

      Ps: Sucesso para o SciCast, ouço vocês desde o primeiro divulgado e curto demais.

      • Fábio

        Eu também não ligaria se o programa tivesse um ar um pouco mais sério.

        O problema todo foi que as brincadeiras tomaram uma proporção tão grande que estavam virando protagonistas nos programas, enquanto que o assunto principal vinha se tornando um mero coadjuvante.

        Eu cheguei a enviar um e-mail para eles, no qual o guaxinim me respondeu, onde falava dos excessos de “humor”, e que eles estavam perdendo o controle sobre isso.

        Segundo o próprio, da mesma forma que eu “reclamei” das brincadeiras, outras elogiavam justamente esse lado do programa.

        Enfim, repliquei dizendo que não me lembrava de tanta brincadeira “pastelona” no início do Scicast e que aquilo poderia afastar os fãs mais interessados nos assuntos do que nas piadas.

        Mas acho que agora eles entraram no eixo novamente, tendo em vista os últimos episódios.

    • Guru-Guru

      Eu acho qur faltou eles deixarem mais claro que os episódios de crossovers NÃO seriam sérios, de propósito, pra os SciCasters terem um descanso. O trabalho de pesquisa e preparação dos episódios sérios é árduo e cansativo. Também faltou deixar claro que os SciCasts normais voltariam logo e quando eles voltariam.

      Não curti muito os crossovers também, mas entendi que era só por um período curto. Os de 2015 estão sensacionais.

      • Fábio

        Acho que não tem relação com os de Crossover, não.

        Quando eu mandei o e-mail para dar uma sugestão, foi depois de ter escutado o “Deriva continental”.
        Esse episódio em específico quase me fez desistir do Scicast.

        A procura por ser engraçado era tanta que o interlocutor era cortado a todo instante por alguém querendo contar uma piadinha. Sabe aquela mania do Faustão de cortar os convidados a toda hora? Eu senti a mesma coisa….

        Nesse dia eu pensei que a galera tivesse desandado mesmo.

        Mas pelo visto as coisas voltaram melhores.

        • Guru-Guru

          Eu não tive o mesmo sentimento com o SciCast de deriva continental. Porém, entendo sua opinião. Achei ele mais leve, mais engraçado, mas produtivo. Mas isso é só diferença de perspectiva pessoal xD

          O SciCast sobre Origem da Vida que eles acabaram de lançar entrou no meu top 5! Foi fantástico.

    • Gaius Baltar

      Concordo. Comecei a ouvir o episódio sobre o Império Persa e até agora só saíram piadas sobre o filme 300 e sua sequência (?). Vou tentar ouvir até ao fim, mas até onde ouvi achei pouco atrativo. Há uma diferença entre parecer uma conversa de amigos (Nerdcast) e ser uma conversa de amigos. No primeiro a edição primorosa do Radiofobia te permite “participar” da conversa. No que ouvi do Scicast parecia que alguém tinha colocado um microfone em uma conversa de amigos, onde piadas internas e atropelamento de falas eram ininteligiveis para quem está de fora. Gostei muito da proposta e espero ter começado por episódio menos bom. Vou assinar o podcast e dar outras chances. Boa sorte na nova casa.

      • Fábio

        É exatamente isso. Você conseguiu expressar exatamente o que essa fase do SciCast apresentou.
        Eles podem ser melhores que isso, certeza absoluta.

  • Bruno

    Sala da justiça e vida extra também foram pro saco?

    • Ambos estão em hiato entre temporadas. 😉

      • Bruno

        MB ainda pretende ter um diferencial ou já está se rendendo ao nivelamento pra ganhar mais leitores?

        • Sempre com diferencial.

          • NickEllis

            É isso aí, lembrando que o maior diferencial do MB continua a ser a opinião própria. O SJMB volta hoje em versão podcast, e em breve teremos novidades.

    • Luciano

      Saudades do SJMB.

  • Marlon

    Manual do Mundo é massa. Minha mãe já brigou pacas com meu irmão mais novo. Ele cata as coisas da cozinha pra fazer as experiências do Iberê e não devolve depois. Isso quando ele não destrói ou suja tudo… =P

  • Vinicius Zucareli

    Parabéns a todos os envolvidos! (de verdade dessa vez!)

  • Panino Manino

    Impressionante, não importa quanto tempo passe e o quanto ele tente fugir dela, no fim a Internet sempre volta para a origem, o Ghedin, a constante da Internet Brasileira.

    • Você tá confundindo, o Ghedin é do Manual do Usuário, o Manual do Mundo é do Iberê Thenório. :p

      • Juro que eu confundia isso antes de o SciCast entrevistar o Iberê: no Twitter falavam no Manual do Mundo e eu achava que era o do Usuário. Eu podia ter descoberto o Manual do Mundo bem antes. 🙂 😀

        • E depois criticam que a tiazinha do café é que não conhece nada do mundo fora da Globo.

  • Atamanofuuma

    Estranho…
    Eu conheci o Scicast ANTES de ele estar no MeioBit, como que ele começou aqui???
    Tem uma falta de lógica em um material de ciência (que presumidamente ciência é lógica aplicada)

    • Guru-Guru

      Você está equivocado, o SciCast era divulgado no MeioBit antes de ter o site próprio, desde o seu início. Você é que não via. Seria justo dizer que o MeioBit pariu o SciCast.

      Depois de ter o site próprio, as datas de divulgação eram diferentes: o episódio que era publicado de sexta-feira no site só aparecia no MeioBit na segunda-feira sucessora. Essa talvez seja a causa da sua confusão.

  • Luciano

    O que me pergunto é, o feed do podcast irá mudar ou irá continuar o mesmo?

    • Guru-Guru

      Por enquanto é o mesmo, e como ninguém falou em mudança de feed, não tem motivos (ainda) para pensar nisso. Oque eu me pergunto é: porque não divulgar em ambos os sites: Manual do Mundo e MeioBit?

  • Guru-Guru

    Parabéns Silmar Geremia, Ronaldo Gogoni, e todos os outros responsáveis pelo seu suuuuuuuuucesso!

  • Erick Carvalho Campos

    Ver como o podcast cresceu e continua crescendo é muito legal. Conheci o Meiobit atraves do Scicast e agora fico aguardando o SJMB voltar.

    Parabens ao pessoal do Scicast!

    • NickEllis

      SJMB volta hoje! =)

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples