Meio Bit » Arquivo » Mobile » Minimalismo: novo MacBook com tela de 12 polegadas vem apenas com o USB-C

Minimalismo: novo MacBook com tela de 12 polegadas vem apenas com o USB-C

Em evento especial transmitido hoje, a Apple lança um novo MacBook de 12 polegadas com a tecnologia Touch Force e USB tipo C reversível.

9 anos atrás

Laguna_MacBook_12_pol

Hoje pela manhã (ou às 14 horas no horário de Brasília) tivemos um evento especial da Apple, realizado no Yerba Buena Center for the Arts em São Francisco. Uma das estrelas foi o novo MacBook com tela de 12 polegadas.

Por fora, minimalista. Por dentro, cheio de novidades.

Laguna_MacBook_12_pol_thickness

O novo MacBook é fino, muito fino. Em sua parte mais espessa ele alcança o primeiro iPad. E como este, o novo aparelho de 900 g não possui ventoinhas.

Uma parte móvel a menos, Arthur Clarke agradece.

Laguna_MacBook_12_pol_right_side_teardown

Entrada para fone de ouvido e microfone, única conexão do lado direito do novo MacBook

Falando em iPad, à exemplo dos tablets da Apple o interior do novo aparelho feito em “uma única peça de alumínio” é, em sua maior parte, preenchido pelo conjunto de baterias. Baterias essas que têm formatos bastante peculiares e dispostas em camadas. Parecem fruto de impressão 3D séria.

Laguna_MacBook_12_pol_teardown

Na parte superior da figura acima, temos a minúscula placa-mãe do novo MacBook. Ela possui um processador central “Broadwell”, o Intel Core M com TDP de 5 W (e processador gráfico HD Graphics 5300), acompanhado de 8 GB de memória principal (RAM). Ambos não são atualizáveis e a Apple promete que o novo MacBook é o computador mais eficiente do mundo no quesito consumo de energia. Nove horas de navegação web, pelo menos.

Enfim, na parte inferior da mesma figura, temos exposta uma das novidades: o trackpad sensível ao múltiplo toque e à pressão dos dedos, com uma tecnologia chamada Force Touch. Embora não seja desta vez que vejamos um Touch ID nos laptops da Apple, o recurso Force Touch permite resposta táctil na forma de pequenas vibrações, dando a sensação de estarmos tocando na tela.

Laguna_MacBook_12_pol_Force_Touch

O teclado do novo MacBook recebeu um upgrade no mecanismo de acionamento. Ele usa o esquema borboleta, mais fino e eficiente que o convencional (tesoura). Isso promete garantir melhor resposta tanto na digitação quanto na iluminação: cada tecla vem com seu próprio LED branco. Retroiluminada por vários LEDs brancos temos a Tela Retina de 12 polegadas e resolução 2.304 × 1.440 pixels. Ela não é sensível ao toque e é finíssima.

São 13,1 milímetros de espessura no laptop todo, incluindo a tela. Isso é apenas 0,1 milímetro mais grosso que o iPad original. Tal façanha é também atribuída ao descarte de várias das conexões de legado presentes nos MacBooks anteriores.

Sai USB, DisplayPort, MagSafe, HDMI, VGA e somente fica um único USB 3.1. Mais especificamente o USB tipo C reversível.

Laguna_MacBook_12_pol_USB-C

USB-C é a única conexão de dados e energia do novo MacBook

Só temos a conexão USB-C para carregar o novo MacBook e para inserir pendrives ou mesmo monitores auxiliares. Imagine os três ao mesmo tempo. Qualquer coisa, temos conectividade sem fio 802.11ac e Bluetooth 4.0 mas o tio Laguna preferiria ao menos outra porta USB-C presente no aparelho. Felizmente a Apple não pôs fim ao conector de fone de ouvido (e microfone).

http://www.youtube.com/watch?v=5-e7NFINJasApple — The new MacBook - Reveal

Apple — The new MacBook - Design

Preços e disponibilidade

Começa em 1.299 dólares o modelo com processador rodando a 1,1 GHz e inclui um SSD de 256 GB. Por mais US$ 300 (ou dois mil reais), podemos comprar o novo MacBook mais caro, com o Broadwell de 1,2 GHz e SSD de 512 GB.

Convertendo em reais, temos a pechincha de R$ 8.499 aqui no mato pelo modelo menos caro. Ao menos podemos escolher a cor da carcaça entre cinza espacial, prata e dourado. Este último faz mais sentido, dado o valor.

O lançamento oficial será dia 10 de abril na civilização. Os “velhos” MacBook Air e MacBook Pro receberão upgrade, sendo agora vendidos com processadores Broadwell, Core i5 e i7. No caso do modelo de 13 polegadas do MacBook Pro, ele já receberá também o trackpad Force Touch do novo MacBook.

Leia também:

relacionados


Comentários