Meio Bit » Internet » Promoção: instale o uTorrent e ganhe um minerador de Litecoins

Promoção: instale o uTorrent e ganhe um minerador de Litecoins

Usuários do uTorrent estão reclamando que versão mais recente do client está instalando silenciosamente ferramenta de mineração de criptomoedas

9 anos atrás

utorrent

Usuários do uTorrent, um dos clients oficiais do BitTorrent estão tendo problemas com a versão mais nova do software, lançada recentemente: isso porque o programa está instalando de forma não muito clara uma ferramenta escusa chamada Epic Scale, que nada mais é do que um minerador de Litecoins, mais uma criptomoeda nos moldes do Bitcoin.

A atualização do uTorrent foi lançada algumas semanas atrás, mas apenas nos últimos dias os usuários começaram a se queixar de problemas de performance em seus computadores. Com 150 milhões de usuários ativos, o client de torrent é o mais utilizado do mundo, o que dá uma ideia da dimensão do problema. A BitTorrent informou ao The Verge que de fato está distribuindo o Epic Scale, que se descreve como uma ferramenta que realiza cálculos criptográficos e simulações físicas utilizando o processamento ocioso do PC, e obviamente isso inclui mineração de moedinhas virtuais. Só que ao mesmo tempo a BitTorrent diz que deixa claro durante a instalação que oferece opções aos usuários instalarem ou não o software.

As declarações estão meio desencontradas. Algumas pessoas dizem que de fato o uTorrent pergunta se o usuário quer que o Epic Scale seja instalado, outros dizem que nenhuma opção aparece. Outros ainda dizem que a atualização para usuários não mostra nenhuma opção a respeito do programinha chato.

O pessoal do Trusted Reviews resolveu tirar a prova dos nove: baixou a mais recente versão do software e iniciou o processo de instalação. Após oferecer uma opção de download do álbum de uma banda de fato aparece uma tela referente ao Epic Scale, só que a apresentação dela não é muito intuitiva:

epicscale

Perceberam a jogada? Diferente da maioria dos casos onde se oferece uma hitbox, o uTorrent oferece os botões “Decline Offer” e “Accept Offer”, o que para desatentos pode passar desapercebido: ao clicar no segundo botão ele automaticamente aceita a instalação da ferramenta. É um truque para pegar os que só clicam no next e não prestam tanta atenção no que estão instalando.

Ainda assim muitos estão reclamando que o Epic Scale foi introduzido de forma silenciosa em suas máquinas, o que pode significar que o acontecimento é seletivo para não dar tanto na cara. O programa em questão chegou a ser listado por empresas de software por um tempo, portanto é algo que muita gente de fato não quer em seus computadores.

Caso você seja usuário do uTorrent, é bom dar uma olhada no Gerenciador de Tarefas e ver se há um processo “EpicScale.exe” rodando. Interrompa-o, vá para a área de programas que se iniciam com o Windows e desmarque-o, entre em C:\ProgramData e delete a pasta. Por fim, execute o Editor de Registro do Windows (digitar regedit em Iniciar, Executar no Windows 7 ou na Área Modern do Windows 8), abra a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\ e delete a entrada EpicScale. Para garantir que removeu tudo, ainda no Editor de Registro vá em Editar, Localizar, digite “epicscale” e delete tudo o que ele encontrar. Uma passada do CCleaner no fim do processo para desencargo de consciência é uma boa pedida.

relacionados


Comentários