Meio Bit » Arquivo » Ciência » SciCast #71 — Introdução à Informática

SciCast #71 — Introdução à Informática

Neste episódio acompanhe o pessoal do SciCast em uma viagem no tempo através dos primórdios da Informática

9 anos atrás

SciCast_MP3Cover1

Nós todos aqui somos invariavelmente viciados em tecnologia. Os mais velhos viram a transição do mundo analógico para o digital, enquanto os mais jovens já nasceram inseridos nessa realidade. Mas nem todo mundo sabe como a tecnologia da informação começou. E esse é o assunto do SciCast desta semana.

Neste episódio Silmar, Ronaldo, Gustavo e Augusto recebem Caio “Bluehand” Boiteux e Matheus Gonçalves para discutir sobre os primórdios da Informática. Quem foi o primeiro estudioso a definir as bases da matemática binária, que é a única linguagem que um computador entende? Qual a importância de Charles Babbage e Ada Lovelace para a computação? Descubra qual foi o verdadeiro primeiro computador moderno e o legado que Alan Turing deixou, a importância dos transístores e dos chips para a miniaturização das máquinas e finalmente, aprenda de uma vez por todas a diferença entre hardware, software e suporte.

E haja o que houver, não deixe um profissional de TI sem café.

Feed do SciCast:

Diretoria:

  • Ouça o primeiro episódio do Responde A.I. (feed aqui);
  • Canal do Scicast no Youtube;
  • Página dos #AmigosDoPause no Facebook;
  • Avalie o SciCast no iTunes;
  • Papel de parede com a arte da vitrine: (download 1920 × 1080).

.  
Comentado no episódio:

.  
Filmes e Séries:

Colossus: The Forbin Project (1970): durante a guerra fria, os Estados Unidos decide construir um super computador e lhe entregar todo o comando dos sistemas de defesa, inclusive os mísseis nucleares. O computador acaba por desenvolver vontade própria e entra em contato com o computador russo, semelhante a ele. Os dois se unem e, chegam a conclusão de que, para o próprio bem da humanidade, esta deve lhes prestar obediência e evitar assim a autodestruição. Com o comando das armas nucleares, os computadores conseguem, ao menos aparantemente, triunfo em seus objetivos.

Piratas da Informática (Pirates of Silicon Valley, 1999): quando a revolução começou, ninguém poderia imaginar que ela começaria em dois lugares tão diferentes. De um lado estava Steve Jobs, que de sua garagem criou Apple e um dos computadores pessoais mais usados na atualidade, e Bill Gates, o criador da Microsoft e do Windows, que tirou suas idéias de conversas noturnas em seu dormitório da faculdade. Ambos mudaram o jeito de encarar a informática, criando sistemas tão simples e abrangentes, para trabalhar, viver e se comunicar. Mas essa não foi uma revolução fácil e nem honesta.

Ela (Her, 2013): Her estilizado como her (no Brasil, Ela; em Portugal, Uma História de Amor) é um filme estadunidense de comédia dramática, ficção científica e romance escrito, dirigido e produzido por Spike Jonze. O filme é estrelado por Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde, e Scarlett Johansson como a voz de Samantha. O filme gira em torno de um homem que desenvolve uma relação com um sistema operacional inteligente de computador (OS), com uma voz feminina e personalidade. Ele marca a estréia em roteiro de Jonze. O filme estreou no Festival de Cinema de Nova Iorque de 2013 e foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos em 18 de dezembro de 2013.

Futurama (1999-2013): Fry era um entregador de pizza de 25 anos, cuja vida não tinha o menor significado. Depois de congelar-se acidentalmente na véspera do Ano Novo de 1999, ele acorda mil anos mais tarde, tendo a chance de começar tudo de novo em um futuro repleto de alienígenas misteriosos e de robôs ameaçadores. Ele trabalha agora para a Planet Express, um serviço de entregas intergaláctico que transporta pacotes para todos os cinco quadrantes do universo. (Na animação temos diversas piadas e referencias ao código binário, elas são feitas principalmente pelo robô Bender).

Archer (2010-): é uma série de comédia em animação criada por Adam Reed para a FX americana, onde o programa está no ar desde de janeiro de 2010 até hoje, já na sua 6º temporada. O protagonista da série é Sterling Archer, um espião da ISIS e o filho mimado de Malory Archer, que, por sua vez, é a dona da mesma empresa. Na segunda temporada da série, o cientista louco Krieger cria a sua própria namorada virtual, um holograma de uma garota semelhante aos estereótipos dos mangás e que tem inteligência e consciência própria. A criação de Krieger é tão real que o estado de Nova York permitiu o casamento entre os dois. A série inclusive deixa subentendido que os dois tiveram relações sexuais. Ela, o holograma, também releva ter uma queda pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson.

Games:

Transistor (2014 – PC e PS4): Transistor se passa em um mundo futurista e distópico, onde a sociedade se formou na grande cidade de Cloudbank. É neste cenário que temos Red, uma jovem ruiva que canta e espalha seu charme pela alta sociedade. Os problemas começam quando uma das apresentações de Red é surpreendida e interrompida por um ataque misterioso, que culmina de uma forma bem inesperada.

Metal Gear (1987 – MSX2): em 1995, uma fortaleza localizada na África do Sul, chamada Outer Heaven, é observada por vários países. Todos temem que Heaven possua uma arma muito poderosa, capaz de mudar o rumo de guerras. As Nações Unidas entram em contato com a FOXHOUND para enviar um agente até o local e colher informações. Como comandante da agência, Big Boss manda seu melhor agente, Gray Fox. Após alguns dias de missão, Fox envia uma mensagem para a base do comando dizendo apenas duas palavras: METAL GEAR. Big Boss resolve enviar outro agente. O escolhido é Solid Snake, que dá início à operação “Intrude N313″.

Metal Gear 2: Solid Snake (1990 – MSX2):  Solid Snake deve infiltrar-se em Zanzibar Land , um território altamente defendido, situado entre a União Soviética, Afeganistão, Paquistão e China. A missão de Snake é salvar o cientista sequestrado, Dr. Kio Marv, que criou uma bactéria que fermenta petróleo de alta qualidade e, mais tarde, procurar e destruir o Metal Gear D.

relacionados


Comentários