Meio Bit » Arquivo » Internet » Gmail ganha integração com a Central de Notificações do iOS

Gmail ganha integração com a Central de Notificações do iOS

Novidade permitirá que usuários do Gmail respondam e arquivem mensagens pela Central de Notificações, assim como interajam com aplicativos de terceiros.

9 anos atrás

gmail_logo

Quando o iOS 8 foi lançado e, nele, foram adicionadas, entre outras, a possibilidade de os aplicativos interagirem entre si, além de permitir que os usuários tomem ações diretamente da Central de Notificações, um mundo de opções se abriu aos desenvolvedores. Mas, infelizmente, nem todos resolveram aproveitar a novidade e melhorar o uso que os usuários fazem de seus aplicativos.

Um caso emblemático, que foi lembrado pelo Willian Max ontem no Twitter, é o do Facebook. Durante a WWDC de 2014, a Apple exibiu, como sendo um dos exemplos de uso das notificações interativas, exatamente o aplicativo da rede social do Markinho, mas, por algum motivo totalmente desconhecido, o app não conta com interações via Central de Notificações até hoje. ¯\_(ツ)_/¯ O Google é outro que poderia usar e abusar da funcionalidade, mas, até hoje, tinha feito um uso bem acanhado dela. Até hoje.

Na tarde desta quinta-feira, a gigante de Mountain View liberou a atualização 4.0 para o aplicativo do Gmail para iOS, que passou a contar com interações com a Central de Notificações e com aplicativos de terceiros. A partir de agora, os usuários poderão optar por arquivar ou responder as mensagens recebidas diretamente pela Central. Para isso, basta puxar a notificação para baixo que as opções serão exibidas.

Usuário pode responder e arquivar mensagens pela Central de Notificações

Usuário pode responder e arquivar mensagens pela Central de Notificações

Infelizmente, pela inexistência de uma API específica, ao clicar na opção “Responder”, o app do Gmail é aberto. O ideal, sem dúvida, seria que uma caixa de texto fosse exibida ao usuário, permitindo que a resposta fosse digitada diretamente nela e enviada ao contato em questão. Tal opção já é utilizada pelo iMessage, aplicativo nativo do iOS.

No iMessage, é possível responder da própria notificação sem ter que abrir o aplicativo

No iMessage, é possível responder da própria notificação sem ter que abrir o aplicativo

Outra opção, talvez ainda mais interessante aos usuários, é a que permite que arquivos recebidos pelo Gmail sejam visualizados utilizando aplicativos de terceiros. Da mesma forma, os usuários poderão enviar, através do Gmail, qualquer tipo de arquivo anexando à mensagem. Até então, somente era possível fazer isso utilizando o Mail.

Usuários poderão anexar arquivos de qualquer aplicativo às mensagens do Gmail

Usuários poderão anexar arquivos de qualquer aplicativo às mensagens do Gmail

As novidades foram muito bem-vindas e tenho certeza que utilizarei muito, principalmente as opções de arquivar e responder diretamente da Central de Notificações. Agora é esperar que o próprio Google implemente estas novidades em outros aplicativos da empresa e, quem sabe, assim, fazer com que outros grandes desenvolvedores façam o mesmo.

relacionados


Comentários