Meio Bit » Arquivo » Games » GDC 2015 — Valve anuncia a Source 2, que também será gratuita

GDC 2015 — Valve anuncia a Source 2, que também será gratuita

Valve aproveita a GDC para anunciar a Source 2, que também será gratuita, e o Steam Link, um aparelho que nos permitirá fazer o streaming do PC para outros cômodos da casa.

9 anos atrás

source-2

A edição deste ano da Game Developers Conference ainda não acabou, mas o evento já serviu para mostrar que estamos prestes a entrar numa nova era no mundo dos games, a da Guerra das Engines.

Primeiro tivemos a Epic Games, que tornou a sua Unreal Engine 4 gratuita, depois foi a vez da Unity revelar que também tentaria conquistar os desenvolvedores sem lhes cobrar nada e agora sabemos que outra empresa que quer entrar na brincadeira é a Valve, que tratou de oficializar a produção da tão aguardada Source 2.

Como a sua existência estava sendo especulada há um bom tempo, a grande surpresa mesmo foi o anúncio de que, assim como suas concorrentes, a ferramenta dos criadores do Half-Life também será distribuída gratuitamente, mas infelizmente não foram dados detalhes sobre como a empresa pretende lucrar com ela. Eu imagino que eles estejam planejando algo parecido com o adotado pela Epic, ou seja, a cobrança de uma taxa em cima daquilo que for faturado com as vendas, mas é pura especulação.

Devido a o quão importante o conteúdo gerado [pelo usuário] se tornou, a Source 2 foi criada não apenas para o desenvolvedor profissional, mas para permitir que os próprios jogadores participem da criação e desenvolvimento de seus jogos favoritos,” explicou Jay Stelly, desenvolvedor de software na Valve.

A Valve não falou sobre quais jogos deverão utilizá-la, mas é certo que os desenvolvidos internamente aproveitarão a tecnologia e quanto a parte técnica, um dos poucos detalhes revelados foi o suporte à tecnologia Vulkan, também conhecida como Next Generation OpenGL.

Essa aposta por parte da Valve na criação de conteúdo é completamente compreensível e basta darmos uma olhada na enorme quantidade de itens disponíveis no Steam Workshop para entendermos isso. Como a Source 2 deverá tornar esse processo bem mais simples, a chance é de que em breve vejamos games com muito mais mods e um número ainda maior de jogadores ganhando uma boa grana com suas criações.

steam-link

A Valve também aproveitou a ocasião para anunciar o Steam Link, um aparelho que servirá para fazermos o streaming de nossos jogos para outros cômodos, uma ótima alternativa para quem quer aproveitar seus jogos na TV da sala, por exemplo.

Ligado a televisão através de uma saída HDMI, o dispositivo suportará resolução 1080p e 60 Hz, tendo portas USB e se conectando a rede através de um cabo. O melhor de tudo será o seu preço, pois quando ele chegar às lojas em novembro deste ano, teremos que pagar apenas US$ 50 por ele, mesmo valor que será cobrado pelo Steam Controller.

Tudo isso é muito bacana, mas o que eu realmente quero saber é quando a Valve lançará um novo jogo, pois lá se vão quase dois anos desde a disponibilização do Dota 2 e como considero a empresa uma das melhores desenvolvedoras do mercado, é triste ver que hoje eles parecem dar atenção a tudo, menos à criação de games.

Fonte: GameInformer.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários