Meio Bit » Arquivo » Ciência » SciCast #70 — Eletricidade

SciCast #70 — Eletricidade

Nesta semana o SciCast conta com a ajuda de Bluehand e Roberto Pena para destrinchar toda a história da nossa querida e indispensável eletricidade

9 anos atrás

SciCast_MP3Cover

Até que ponto podemos ficar se energia elétrica? Nós não nos damos conta, mas se ela vir a faltar completamente hoje praticamente não conseguiríamos viver. Em apenas 150 anos nos tornamos totalmente dependentes dela, mas você sabe como essa história começou?

Pois não se desespere, este é o tema do eletrizante episódio do SciCast desta semana.

Em mais uma excelente aula, os intrépidos SciCasters Silmar, Estrela, Ronaldo e Tarik contaram com a ilustre presença de Roberto Pena e Caio “Bluehand” Boiteux para enfim trilharmos o incrível caminho que a humanidade percorreu no desenvolvimento da eletricidade, de uma mera curiosidade capaz de realizar truques de salão para uma commodity indispensável em nossas vidas.

Quem foram os primeiros cientistas que pesquisaram os princípios da eletricidade? Benjamin Franklin fez mesmo o famoso experimento da pipa? Luigi Galvani e Alessandro Volta viviam se estranhando? Que bizarro experimento foi uma das fontes de inspiração para Mary Shelley escrever Frankenstein? Qual a importância de Michael Faraday nessa história toda?

Descubra como aplicar trotes em seus amigos com uma Garrafa de Leiden, comprove como a humanidade é retardada a ponto de aplicar choques uns nos outros por séculos e como forçar a barra não funcionou para resolver os problemas das primeiras transmissões telegráficas intercontinentais.

Se segurem nas cadeiras que o episódio desta semana está CHOCANTE! *Tu-dum-tish*

Diretoria:

·
Arte dos Ouvintes:

·
Comentado no episódio:

·
Filmes e Séries:

Mythbusters S05epi29 — a bateria de Bagdá foi reproduzida com materiais que estavam disponíveis na época e foram avaliadas as suas funcionalidades, a bateria gerou uma corrente elétrica que permitiu a realização de galvanização de materiais, uma placa de zinco e cobre foram submetidas ao processo com resultados positivos. Outro teste foi a acupuntura, no qual a corrente elétrica estimularia os nervos, se mostrando plausível. O último teste foi para a “punição divina”, transmitindo corrente elétrica de diversas baterias a um metal o penitente levava choques por sua má conduta.

Penny Deadful: em Penny Dreadful, alguns dos personagens mais famosos e assustadores da literatura mundial, como o Dr. Frankestein e sua criação, o eternamente jovem Dorian Gray e icônicas figuras do romance Drácula, estão todos vivendo nos cantos obscuros da Londres Vitoriana. Um thriller psicológico que mescla histórias de terror clássicas e histórias originais em um drama inteiramente novo.

Voyage en électricité (Viagem na eletricidade): animação francesa, de 1981, em 26 episódios de cerca de cinco minutos, criado por Jacques Rouxel. Mostra conceitos básicos do que é a eletricidade e como ela é usada no nosso dia-a-dia.

Revolution (1ª temporada 2012; 2ª temporada 2013): nossa vida inteira depende da eletricidade, portanto, quando um grande apagão toma conta do mundo, a situação se modifica completamente. Aviões caem do céu, hospitais fecham suas portas e a tecnologia se torna algo do passado. Um grupo de pessoas luta para sobreviver e se reunir com seus entes queridos em um mundo onde todas as formas de energia desapareceram misteriosamente. Como seria viver em um mundo assim?

Shock and Awe: The Story of Electricity: minisérie britânica em três episódios que apresenta aspectos da história da eletricidade, foi uma co-produção da BBC e da Open-University em 2011 apresentada por Jim Al-Khalili.

Frankestein (1930): Boris Karloff estrela como o mais memorável monstro do cinema, no que é considerado por muitos um dos maiores filmes de terror de todos os tempos. Dr. Frankenstein (Colin Clive) ousa mexer com a vida e a morte ao criar um mostro humano (Karloff) com partes de corpos sem vida. A adaptação do diretor James Whale do romance de Mary Shelley e a apaixonada atuação de Karloff como a criatura em busca de identidade fazem de Frankenstein uma obra de arte inesquecível.

Livros:

Frankestein (Mary Shelley): escrito por Mary Shelley quando esta tinha 18 anos, Frankenstein conta a história do jovem e impetuoso Victor Frankenstein, que deixa família e amigos na Suíça e vai estudar na Alemanha. Sempre muito curioso sobre os mistérios da criação, ele não consegue se livrar de uma pergunta que o atormenta — de onde vem a vida? Após muitas tentativas, o Dr. Frankenstein acaba criando um ser semelhante aos homens. Ou nem tão semelhante assim, já que o que ele acaba inspirando é terror e medo. A história da criatura que foge ao controle do seu criador mostra as consequências da ambição desmedida e levanta discussões sobre os limites da pesquisa científica.

relacionados


Comentários