Meio Bit » Arquivo » Ciência » Facebook apresenta ferramenta para ajudar a evitar suicídios

Facebook apresenta ferramenta para ajudar a evitar suicídios

Redes sociais a favor do bem: nova ferramenta do Facebook visa ajudar pessoas que estão com um tendências suicidas

9 anos atrás

depression

Todos nós passamos por dias ruins. Todos, sem exceção. Segundo o Coringa é a diferença entre uma pessoa comum e um lunático (no caso, ele mesmo). O problema é quando a pessoa acredita estar afundada em dias ruins e acaba desenvolvendo depressão, e só quem já passou por uma sabe o quanto ela é terrível. Pensamentos destrutivos ocupam a mente, o desejo de suicídio é uma ameaça real.

Não é raro nos depararmos nas redes sociais com postagens de pessoas claramente expressando pensamentos suicidas, e o Facebook resolveu fazer algo a respeito: está fornecendo uma nova ferramenta para ajudar pessoas nessa situação terrível.

facebook

A iniciativa visa envolver não aquele que já está se sentindo pra baixo, mas seus amigos ou seguidores. Toda vez que você se deparar com uma mensagem negativa, cujo conteúdo aponte para uma atitude autodestrutiva você poderá reporta-la para a rede do Zuck, que se encarregará de enviar uma mensagem automática dizendo que alguém notou que ele precisa de ajuda, oferecendo links úteis e alguém para conversar. É uma forma mais simples do que a disponibilizada anteriormente, em que o usuário precisava reportar ao Facebook colando o link da postagem com conteúdo suicida.

A ferramenta dedicada agora conta com uma equipe exclusiva, que vai trabalhar 24/7 para capturar e atender os casos de pessoas com tendências suicidas, algo que é menosprezado porque muita gente acha que depressão não é doença. Se a pessoa está pensando em acabar com a própria vida, indo contra todos os mecanismos de autopreservação, é porque a coisa é sim séria e precisa de acompanhamento.

O Facebook vai fornecer a ferramenta inicialmente nos Estados Unidos, e está trabalhando para levá-la aos demais países. E em tempo: o CVV (Centro de Valorização da Vida) é nossa organização de apoio emocional e prevenção ao suicídio, que desde 1962 vem ajudando milhares de pessoas em todo o país. Se precisa de ajuda, ligue 188; a ligação é gratuita.

Fonte: FB.

relacionados


Comentários