Meio Bit » Arquivo » Games » Fãs ressuscitam jogo cancelado do Sonic

Fãs ressuscitam jogo cancelado do Sonic

Após ter acesso a código fonte de demo lançada em 1996, fãs disponibilizam versão jogável do Sonic X-treme, jogo do Saturn que acabou cancelado e colocaria o ouriço em cenários 3D.

9 anos atrás

Sonic-X-treme

Em 1996 a Nintendo laçou o Super Mario 64, jogo que não sabíamos na época, mas viria a se tornar um dos mais importantes e influentes da indústria, e enquanto a Sony tentava fazer frente a aquela obra de arte com o Crash Bandicoot, a Sega permaneceu quieta, vendo suas concorrentes se distanciarem.

Porém, a história poderia ter sido bem diferente se o Saturn tivesse recebido o Sonic X-treme, jogo em 3D que estava sendo desenvolvido pela Sega Technical Institute e que deveria ter sido lançado naquele mesmo ano, mas que devido a diversos problemas acabou sendo cancelado.

Quase 20 anos se passaram desde então e somente agora um grupo de fãs conseguiu aproveitar o código fonte de uma demo exibida durante a E3 de 96 e disponibilizar uma versão jogável daquele título, podendo ser obtida neste site.

Por se tratar de uma versão bem inicial do desenvolvimento, Sonic X-treme não é um jogo bonito e não conta com elementos característicos da franquia, como a coleta de anéis, mas serve para termos uma ideia de como poderia ter sido um título do ouriço em três dimensões lá pela metade da década de 90 e embora esta versão só tenha uma fase, outras deverão ser adicionadas com o passar do tempo.

Um detalhe curioso é que o game nasceu como um típico jogo 2D para o Mega Drive, mas provavelmente percebendo o sucesso que os jogos de aventura em 3D estavam fazendo na época, a Sega resolveu mudar o projeto, fazendo com que ele passasse por diversos estúdios no meio do caminho e fosse finalmente interrompido no começo de 1997.

Olhando para o Sonic X-treme em ação hoje em dia, é fácil apontarmos seus defeitos e o quanto inferior ele parecia quando comparado a o que o Nintendo 64 e o PlayStation estavam recebendo, mas se o seu desenvolvimento não tivesse sido tão conturbado e o game fosse minimamente divertido, fico pensando se o console da Sega não teria tido uma melhor sorte.

jollyrogerxp — Sonic X-Treme engine ported to Modern Windows + OpenGL / First Level (Release Trailer)

Fonte: GameInformer.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários