Meio Bit » Arquivo » Internet » Reddit vai bloquear fotos de nudes postadas sem autorização

Reddit vai bloquear fotos de nudes postadas sem autorização

Reddit endurece suas políticas de privacidade após o rolo do The Fappening : fotos de nudes agora somente com o consentimento dos envolvidos

9 anos atrás

kate-upton

A Kate Upton flutuante é apenas para fins de ilustração. 🙂

Quando a bomba do The Fappening estourou em setembro último, sobrou pra obviamente todo mundo. A internet virou um caos, tentaram culpar o 4Chan, o Reddit, a Apple, o Google e todos os serviços de armazenamento na nuvem, quando boa parte das fotos vazadas das celebridades vieram de ataques de força bruta, e não podemos tirar a responsabilidade tanto das empresas quanto dos usuários, no que o Cardoso chamou de “cultura da preguiça”.

Só que há algo que pode ser feito para ao menos coibir as publicações de fotos de gente nua pelada sem roupa indevidamente, e é esse passo que o Reddit está dando agora.

Quando as fotos pipocaram em massa no 4Chan e começaram a ser catalogadas no Reddit, a rede social “perdeu uma chance e tanto de assumir a liderança em termos de proteger a privacidade das pessoas”, de acordo com o atual CEO Alexis Ohanian. O co-fundador voltou a chefiar a rede social após o então chairman Yishan Wong renunciar ao cargo devido declarações controversas a respeito do Fappening; ele havia dito que “todo homem é responsável por sua alma”, tentando defender o vazamento de fotos e tirando o Reddit da reta, o que pegou muito mal.

Agora a rede social resolveu mudar os Termos de Serviço de forma radical, e é fato que muita gente não vai gostar do caminho que estão tomando: a partir de agora, para postar fotos ou vídeos de nudes ou de cenas de sexo o usuário da rede social terá que apresentar termos que atestam o consentimento das pessoas envolvidas. Isso é um grande passo dado, totalmente indo na direção contrária quando a polêmica da subredditoria /r/jailbait explodiu em 2011. Em ocasiões anteriores a rede social chegou a chamar a polêmica divisão (que compartilhava fotos de menores de idade em poses provocantes) de “subreddit do ano”.

De lá para cá o Reddit mudou muito, começou a maneirar no conteúdo controverso e com essa nova mudança, se declara território salvo de revenge porn e outras formas de divulgação de material educativo sem permissão de seus donos. Ohanian acredita que os próximos 10 anos serão os mais interessantes do Reddit, e por isso passou da hora da rede social assumir uma postura mais séria.

Pior para quem vivia postando fotos de nudes de terceiros ou se alimentava delas, terão que procurar outro lugar para isso.

Fonte: NYT.

relacionados


Comentários