Meio Bit » Arquivo » Internet » Edward Snowden no Reddit: “não deixe que isto aconteça no seu país”

Edward Snowden no Reddit: “não deixe que isto aconteça no seu país”

Edward Snowden foi o tema do documentário vencedor do Oscar 2015, e no dia seguinte bateu um papo com a audiência do Reddit no AMA. Snowden falou sobre sua vida em Moscou, garantiu que não é um espião de Putin e muito mais, confira um resumo de como foi a conversa.

9 anos atrás

citizenfour

Edward Snowden foi o tema do documentário vencedor do Oscar 2015, e um dia depois, conversou com os usuários do Reddit no sempre divertido AMA — Ask Me Anything. No papo com os jornalistas Glenn Greenwald e Laura Poitras (a diretora de Citizenfour), Snowden falou direto da sua nova morada Moscou, e é claro que a primeira pergunta foi exatamente sobre a sua presença em território Russo.

Ed Snowden garante que não é um espião de Putin, e que se recusou a cooperar com a inteligência Russa, motivo pelo qual ficou tanto tempo preso no aeroporto enquanto decidiam o que iriam fazer com ele. Aos que os acusam, ele pede algo que entende muito bem, provas concretas. Snowden garante que não tem medo de que ele vá ser usado como moeda de troca de reféns em alguma situação, e que mesmo que isto aconteça, não se arrepende do que fez por ter tido a “oportunidade de devolver tanto para as pessoas e a internet que ele ama”.

Snowden mostra a cara e comemora Oscar ganho por Laura Poitras

Descrevendo sua vida em Moscou, ele disse que preferia estar em casa, mas é como qualquer grande cidade. Sobre a questão da garantia que Putin deu de que não existe espionagem online na Rússia, Snowden disse que não existe como ter nenhuma certeza, e que é por isto a única forma de garantir que os direitos humanos de privacidade sejam respeitados é através de políticas e procedimentos.

Perguntado se tivesse a oportunidade de fazer tudo novamente, o que teria feito diferente, Ed Snowden disse que teria feito antes. Nas palavras de Snowden (traduzidas livremente):

Uma vez que você dá aos governos um novo poder ou autoridade, ele se torna exponencialmente mais difícil de ser tirado. Não importa qual a validade de um programa, como a Seção 215 que permitiu a interceptação de arquivos de chamadas nos Estados Unidos, e que segundo a investigação do próprio governo não parou nenhum ataque terrorista em uma década de operação, uma vez que é um gasto feito, uma vez que dólares e reputações tenham sido investidos, é difícil arrancar de volta. Não deixe que isto aconteça no seu país.”

Snowden acredita que podemos criar meios através da ciência para que, no futuro, os governos percam a maneira de interferirem com estes direitos. “No fim do dia, não é a Lei que nos defende: nós defendemos a Lei. Quando ela se torna contrária aos nossos valores morais, temos o direito e a responsabilidade de incliná-la para o lado certo”.

Leia a transcrição completa do AMA clicando aqui.

relacionados


Comentários