Meio Bit » Arquivo » Fotografia » “Raising the Flag on Iwo Jima” — 70 anos de uma das imagens mais conhecidas do século XX

“Raising the Flag on Iwo Jima” — 70 anos de uma das imagens mais conhecidas do século XX

E neste mês, a foto Raising the Flag on Iwo Jima de Joe Rosenthal, umas das imagens mais conhecidas do século XX, completa 70 anos.

9 anos atrás

jo_rosenthal

Todo fotógrafo sonha em fazer uma foto que se tornará icônica. Aquele pequeno momento que vai atravessar as décadas e se manter como uma das fotografias mais conhecidas da história. Poucos possuem essa sorte. Estar preparado quando o momento certo aparece. Joe Rosenthal conseguiu essa façanha. No dia 23 de fevereiro de 1945 ele estava com as tropas americanas em Iwo Jima durante a invasão da ilha (tem até filme sobre isso). Logo após a vitória americana, ele fotografou um grupo de 6 soldados levantando a bandeira americana no topo a ilha, um símbolo da vitória. Porém, Rosenthal chegou ao local apenas no momento em que os soldados se preparavam para colocar no topo da montanha a segunda bandeira, É nesse ponto que acontece a controvérsia.

Por quase toda sua vida após essa foto o fotógrafo foi acusado de ter montado a cena para a imagem. O principal argumento para quem defende essa tese baseia-se no fato de a cena ser, do ponto de vista estético e da composição, perfeita. Porém, Rosenthal sempre defendeu a mesma versão para os acontecimentos daquele dia e quase todos hoje concordam com essa versão.

A primeira bandeira foi hasteada às 10:37 do dia 24 de fevereiro. O evento foi fotografado por Lou Lowery para a revista Leatherneck que deixou o local após a foto. Ao descer a montanha encontrou com Rosenthal e com um outro fotógrafo da marinha junto com um cinegrafista. Ele avisou que a bandeira já estava no topo, mas o grupo decidiu continuar a subida para apreciar a vista. Chegando lá, os soldados receberam uma ordem do comandando da marinha para trocar a bandeira que estava na montanha por uma maior. Foi esse momento que foi fotografado por Rosenthal e filmado pela equipe da marinha. Vendo o vídeo, que está no fim do texto, não sentimos o impacto que a imagem nos passa.

A foto, intitulada Raising the Flag on Iwo Jima, se tornou uma das imagens mais conhecidas do século XX. Foi utilizada como símbolo da guerra que os americanos estavam travando e foi publicada em centenas de jornais ao redor do mundo e milhares de cartazes americanos que pediam o apoio da população para o conflito. Fora isso ela serviu como modelo para o monumento Marine Corps War Memorial em Arlington. Rosenthal foi o único fotógrafo, até os dias de hoje, a ganhar um Pulitzer no mesmo ano de publicação de sua foto, e isso não é pouca coisa.

Atualmente, Raising the Flag on Iwo Jima pertence a Associated Press que para comemorar a data divulgou esse pequeno vídeo com apenas dois minutos onde o próprio fotógrafo conta a sua versão para os acontecimentos. Joe Rosenthal morreu em 20 de agosto de 2006 e, mesmo que ninguém se lembre de outros trabalhos de sua autoria, foi o primeiro fotógrafo a criar um viral na história da humanidade.

http://vimeo.com/120058922AP marks 70th anniversary of famous Iwo Jima photo from Corporate Communications on Vimeo.

Vejam em apenas 11 segundos o hasteamento da bandeira em Iwo Jima.

http://www.youtube.com/watch?v=VpvTlxHZpLMTheFederalistParty — Iwo Jima Flag Raising on Mount Suribachi in Color

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários