Meio Bit » Arquivo » Games » Grim Fandango e os comentários de produção

Grim Fandango e os comentários de produção

O relançamento do Grim Fandango trouxe músicas mais belas, controles melhores e gráficos mais bonitos, mas a grande novidade do game é mesmo o recurso de comentários da equipe de produção.

9 anos atrás

grim-fandango

Uma das maiores surpresas que a indústria de games me trouxe em 2014 foi o anúncio de que a Double Fine estava trabalhando em uma versão remasterizada do Grim Fandango. Poder jogar novamente um dos melhores games de todos os tempos era uma proposta irrecusável e na última semana resolvi embarcar novamente nesta aventura.

Já de cara percebi que visualmente o ganho havia sido pequeno, com melhorias apenas na iluminação e nos personagens, e embora a nova versão da trilha sonora esteja ainda mais bela e os controles funcionem muito melhor do que no original, o que realmente tem me fascinado nesta nova versão do adventure é o recurso de comentários da produção.

Podendo ser habilitado no menu principal, conhecer detalhes sobre a criação do jogo tem tornado a experiência muito mais fantástica e divertida, principalmente por eles nos mostrarem as influências que o título recebeu, as dificuldades que esses profissionais enfrentam ao criar um jogo e como a indústria de games mudou desde então.

Durante o jogo descobri por exemplo que a cena no telhado do prédio em que funciona o Departamento da Morte foi inspirada num emprego anterior de Tim Schafer, que um dos dubladores ficou muito decepcionado ao descobrir que não havia sido contratado para trabalhar no Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma ou que o personagem Chowchilla Charlie recebeu este nome em homenagem a um jovem que o game designer conheceu e que escapou de ser sequestrado quando estava na escola.

grim-fandango-2Como quase todas as telas possuem algum comentário, a quantidade de informações é impressionante, indo desde as artes conceituais até as saídas engenhosas encontradas por eles para contornarem algumas limitações, passando por detalhes da dublagem e a criação das brilhantes músicas que embalam o game.

Foi também graças aos comentários de produção que conheci melhor a forte influência que o Grim Fandango recebeu de filmes como Casablanca, Sindicato de Ladrões e até mesmo Um Corpo Que Cai, sendo que a equipe inclusive costumava ir a sessões de cinema para entender melhor como deveria ser o estilo noir que o jogo deveria ter.

Vale dizer que tais comentários só serão mostrados se quisermos, já que teremos que apertar um botão para que eles seja acionados, então aqueles que não se interessarem podem ficar tranquilos, bastando ignorar o recurso.

Eu no entanto estou adorando poder conhecer todos esses segredos, mesmo porque muitas das conversas entre os criadores do jogo são bem engraçadas e fizeram até desejar que todos os títulos contassem com algo parecido. É claro que por se tratar de um adventure, onde o ritmo é mais lento, torna-se mais fácil incluir tais comentários, mas a verdade é que nunca mais olharei para o Grim Fandango da mesma maneira e acredite, isso é algo bom.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários