Meio Bit » Arquivo » Ciência » SciCast 69 — Grécia Antiga

SciCast 69 — Grécia Antiga

Em mais um episódio histórico, o pessoal do SciCast devenda os mistérios e fascínios da Grécia Antiga

9 anos atrás

SciCast_MP3Cover

Se você estava esperando um assunto diferente devido o número do podcast, se deu mal: nesta semana os malucos do SciCast pegarão sua máquina do tempo em mais um episódio histórico, e farão uma visita à Grécia Antiga!

Após um bom tempo retomamos a cronologia e vamos desvendar as origens da civilização que influenciou todo o mundo ocidental. Junte-se a Silmar, Matheus, Gustavo, Marcelo, Ronaldo e o convidado Roberto Pena e vamos ver como o povo de uma pequena península se organizou como uma das maiores nações da antiguidade, produziu mitos e histórias que atravessaram milênios e cuja cultura serviu de inspiração para outros grandes impérios posteriores.

Entenda como um povo que criou a democracia era tão preconceituoso a ponto de cunhar o termo "bárbaro", quem foram os autores responsáveis por imortalizar seus mitos, descubra se Troia realmente existiu e mais importante, tente não ouvir esse episódio sem fazer uma única piada sobre Cavaleiros do Zodíaco!

Diretoria:

·  
Comentado no episódio:

·  
Games:

  • Total War Rome II: Expansão “Wrath of Sparta: essa nova expansão do jogo Total War: Rome II traz a campanha da Guerra do Peloponeso, onde você pode jogar de Esparta, Atenas, Corinto ou Tebas e reviver todas as grandes batalhas e conquistas da Guerra do Peloponeso.

·  
Livros:

  • A Guerra do Peloponeso, de Tucídites — O historiador Tucidides apresenta o logo conflito que envolveu as duas principais cidades-estado da Grécia (Esparta e Atenas) e seus respectivos aliados. A vitória de Esparta acabou levando a uma derrocada da Grécia clássica, dominada, num primeiro momento, pela Macedônia, e, depois, por Roma. Esparta subjugou a Grécia de maneira tirânica, quebrando-lhe a unidade política. Skoob;
  • Enciclopédia das Guerras — Conflitos Mundiais Através dos Tempos, de Adrian Gilbert — Enciclopédia das Guerras — de acordo com Adrian Gilbert, autor de Enciclopédia das Guerras os conflitos bélicos desempenharam um papel fundamental no progresso humano, influindo profundamente em mudanças políticas, econômicas e sociais. Para o autor, a ascensão e a queda das civilizações dependem, muitas vezes, da aplicação de forças militares. Skoob.

·  
Detenção:

·  

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários