Meio Bit » Arquivo » Ciência » BREAKING NEWS: a Terra não gira em torno do Sol

BREAKING NEWS: a Terra não gira em torno do Sol

É, crianças, triste descobrir isso mas pelo visto tudo que sabemos estava errado. Um religioso islâmico demonstrou para seus alunos usando a mais irrefutável lógica que a Terra não só não gira em torno do Sol como também não gira em torno de si mesma. Foi bom enquanto durou, Copérnico.

9 anos atrás

darkadarkamuhammedjihad

Enquanto a Europa chafurdava no esterco tentando definir se cerimônias aquáticas envolvendo espadas eram a base de um sistema de governo legalmente constituído, a Astronomia florescia no Oriente. Evoluíram do modelo clássico puramente observacional e aplicaram matemática, deduzindo e prevendo a movimentação de estrelas e planetas.

Os astrônomos árabes aprenderam a calcular a precessão dos equinócios, conceito até hoje desconhecido dos astrólogos e que faz com que todo mundo tenha o signo errado. Não que isso afete a eficácia da astrologia, claro.

Em 1577, enquanto o Brasil era basicamente mato Istambul tinha um observatório mundial que era referência mundial em sandálias de pneu.

Taqi_al_din

A Ciência era valorizada no Islã, a busca pelo conhecimento era incentivada pelos seguidores de Maomé. Estudos de anatomia do Século 12 tinham como base o trabalho de Al-Fhazali, um teólogo islâmico que dizia que o estudo científico e dissecção de cadáveres era uma forma de entender o que Deus havia criado.

Al Razi contestava a idéia aristotélica da Terra ser o Centro do Universo. No Século XI. Ali Kuşçu, no Século XV deduziu que a Terra girava, mas aparentemente parou logo depois. Ao menos no mundo islâmico, que deu uma volta de 180 graus e passou a rejeitar a ciência como um todo.

Agora um sujeito conseguiu algo raro: ofuscar a estupidez dos políticos norte-americanos, dos grupos anti-vacina e dos criacionistas. A cavalgadura em questão é um líder religioso muçulmano de nome Bandar al-Khaibari. Diz ele que não só a Terra não gira em torno do Sol, como não gira em torno de si mesma.

CEEERRRTO, um astrônomo árabe de antigamente me corrigiria explicando que a Terra e o Sol giram em um ponto chamado baricentro, que é o centro de massa do sistema. No caso da Terra e a Lua ambas giram em um ponto a 1.500 km do centro da Terra. No caso do Sol, giramos a um ponto muito próximo do núcleo, então para todos os fins práticos…

B-I9fDuIUAAJotV

O tal Imã, claro, não se referia a esses detalhes. Usando todo o conhecimento que o Corão lhe forneceu, ele demonstrou para estudantes como a Terra não pode girar. Usou até de lógica.

O Gênio da Lâmpada Apagada pegou um copo e demonstrou que se a Terra girasse, um avião que decolasse na Arábia saudita bastaria ficar parado no ar e a China eventualmente passaria embaixo dele.

Sim, além das Leis do bom senso o animal ignorou as Leis de Newton. Ele provavelmente desembarca de um trem a 100 km/h afinal a Terra não gira.

Ah sim ele também disse que se a Terra girasse mas na outra direção o avião nunca chegaria na China.

O mais engraçado é que todo mundo que já viajou de avião de Leste para Oeste ou vice-versa é capaz de desmentir esse neandertal. Céus, há gente em órbita que assiste um nascer do Sol a cada 80 minutos e devem estar rindo horrores.

Como deve estar rindo o Sultão bin Salman Al Saud, um saudita que em 1985 se tornou o primeiro muçulmano a ser mandado pro espaço por uma enorme explosão, e a voltar inteiro.

main-qimg-6a756fc9fb630882f2bbdc74e24a7b04 (1)

Ele foi membro da missão STS-51-G do ônibus espacial, passou uma semana em órbita na Discovery e viu o mundo como raras pessoas tiveram a oportunidade de ver, e como o tal líder religioso retardado nunca será capaz de imaginar.

E não, Al Saud não era ateu. Muçulmano exemplar, teve a preocupação de consultar vários Imãs para resolver a questão de como se posicionar para orar em direção a Meca. A resposta foi basicamente “vale a intenção”. Alá é inteligente o bastante pra entender quando não dá pra se ajoelhar, por exemplo.

Infelizmente vivemos tempos onde posturas claramente anti-ciência, anti-conhecimento são cada vez mais comuns, e as blindadas pelo véu da religião são piores ainda, pois para muitos não podem ser questionadas.

Podem sim. Devem. principalmente quando um líder religioso como esse idiota tem ESTUDANTES, que aprendem e tomam as bobagens que ele fala como verdade. Questionar é o mínimo que deve ser feito, ainda mais quando o sujeito fala uma bobagem desse nível no aniversário de Galileu.

Ah, falei que o ícone da sabedoria islâmica também não acredita no pouso na Lua? Disse que é coisa de Hollywood.

De resto, se o tal Bandar al-Khaibari quiser ser levado a sério, sempre resta a alternativa de usar terno e gravata, funciona pro Feliciano.

fig3

Fonte: AA.

relacionados


Comentários