Meio Bit » Arquivo » Games » Prepare as fichas, vem aí um novo Dissidia Final Fantasy

Prepare as fichas, vem aí um novo Dissidia Final Fantasy

Através de teaser, Square Enix anuncia novo Dissidia Final Fantasy. Por enquanto o título é exclusivo dos arcades japoneses.

9 anos atrás

Se há uma franquia de jogos de luta com jogabilidade e gráficos bidimensionais que o tio Laguna gosta mesmo é The King of Fighters. Ao menos nos primeiros episódios, a saga Orochi tinha um enredo muito bom e sistemas de jogo que me faziam sentido.

Quando os jogos de luta evoluíram para gráficos tridimensionais, tivemos duas vertentes: os jogos que mantinham a jogabilidade 2D e aqueles onde os personagens realmente lutavam em um ambiente tridimensional. Um destes foi Ehrgeiz, um jogo de luta 3D com jogabilidade tridimensional desenvolvido pela então Squaresoft para os arcades da Namco lá em 1998. Para aproveitar o grande hype e o ostensivo marketing do (na minha opinião) insosso Final Fantasy VII, o jogo de luta vinha com alguns dos personagens do tal JRPG.

Laguna_Ehrgeiz_PAL_cover_mini

Ehrgeiz, dos arcades japoneses da Namco para o PlayStation

Infelizmente Ehrgeiz parecia ser apenas mais um jogo de luta, um wrestling bem genérico. Embora tivesse cenários tridimensionais em vários níveis, o sistema não possuía o refinamento de um Soul Blade / Soul Edge da vida. Ehrgeiz até tinha potencial, mas somente uma década depois a Square Enix viria reutilizar vários dos personagens da franquia Final Fantasy em um jogo de luta tridimensional com jogabilidade idem. Era Dissidia Final Fantasy, um ótimo jogo exclusivo da aberração chamada PlayStation Portable (PSP).

Laguna_Dissidia_Final_Fantasy_Charlies_Angels

As Panteras Detonando nos arcades japoneses

Em Dissidia Final Fantasy tínhamos um jogo de luta tridimensional, com sistema de batalha bem competente em três dimensões com belíssimos gráficos, que narrava a décima-terceira guerra entre os deuses Chaos e Cosmos. Esta era a deusa da harmonia e convocava os protagonistas dos dez primeiros Final Fantasies para batalhar contra os vilões daqueles jogos, convocados pelo deus da discórdia.

Mesmo com a pirataria galopante do PSP, o jogo vendeu bem. Bem a ponto de a Square Enix lançar três anos depois o Dissidia 012 Final Fantasy, uma preqüência que também era remake: tal jogo, como o próprio nome já entrega (“012” é pronunciado como “Duodecim”), narra a duodécima guerra entre Chaos e Cosmos, mas além disso recontava a décima-terceira guerra com uma série de melhorias em relação ao jogo anterior. Uma das melhorias no modo de um jogador eram os trios, times selecionáveis de três personagens à la King of Fighters, onde apenas um personagem luta por vez contra outro.

Pois bem, durante a Japanese Amusement Expo, ocorrida neste final de semana de Carnaval, a Square Enix anunciou um novo Dissidia Final Fantasy. E foi através do belo teaser abaixo:


スクウェア・エニックス •「DISSIDIA FINAL FANTASY」ティザートレーラー

Aparentemente as cenas são do próprio jogo e pode se tratar de uma remasterização e/ou seqüência do Dissidia 012 Final Fantasy, mostrando batalhas entre dois trios de personagens protagonistas dos Final Fantasies (Cosmos contra Cosmos? Seria essa a décima-quarta guerra?). São seis personagens brigando ao mesmo tempo, lembrando um pouco a bagunça divertida que temos no recente Super Smash Bros. for Wii U, mas em ambientes e movimentação tridimensionais.

Para qual console de 8ª geração o novo Dissidia Final Fantasy virá?

Aparentemente nenhum, seria por enquanto restrito aos arcades japoneses. Infelizmente a Square Enix não disse nada sobre trazer o novo Dissidia Final Fantasy nem para o ocidente, mas a julgar pelo recente caso do Street Fighter V, talvez haja chance de vir ao menos para o PlayStation 4. PS Vita estaria descartado, tendo menos chances que o Xbox One. Uma pena.

Fonte: Polygon.

relacionados


Comentários