Meio Bit » Arquivo » Ciência » Campus Party: as aventuras do SciCast em São Paulo

Campus Party: as aventuras do SciCast em São Paulo

Entre experiências, workshops e bate-papos divertidos, descubra o que o pessoal do SciCast aprontou durante a Campus Party

9 anos atrás

scicast-001

Estrela, Carol, eu, Jorge e Silmar durante palestra na Campus Party (crédito: acervo SciCast)

Vocês não pensaram que o SciCast ficaria de fora, né? A Campus Party deste ano foi especial, pois pela primeira vez conseguimos realizar boa parte da equipe do podcast de ciência mais divertido da internet brasileira. Veja aqui o que andamos aprontando por lá.

Quem nos acompanha sabe que fazer divulgação científica no Brasil é uma tarefa para poucos corajosos, dispostos a dedicar tempo e sanidade e não receber muito em troca, apenas pelo prazer de passar conhecimento para frente. É o fazemos desde 2013, sem um tostão no bolso, com a cara e a coragem. Ainda assim conseguimos fazer muita coisa legal e após quase 15 meses de trabalho, tivemos a chance de levar um pouco de ciência e diversão ao evento nerd mais badalado do país em grande estilo.

Graças ao pessoal da Campus Party, que nos ajudou bastante pudemos trazer boa parte dos integrantes que moram fora de São Paulo como Estrela, Silmar, Jorge e André, que fez um bate-volta a fim de conduzir uma das palestras. Cinco atividades marcadas, sendo que três eram workshops: um sobre as capas do SciCast produzidas pelo nosso fotógrafo Pablo Rigamonti (confira aqui seu portfólio), outro sobre gerenciamento de equipes e outro sobre edição de áudio, e os presentes neste Workshop puderam conferir algo que muita gente acreditava ser um mito: gravar via Skype com multicanais (sim, dá para fazer).

scicast-003

Equipe SciCast em peso no palco Sol (crédito: Denise Mateus)

Evidente que as palestras foram o ponto alto de nossa participação: a primeira, realizada na quarta-feira foi um Responde A.I. ao vivo, quadro em que nossa inteligência artificial BEL42454C tira as dúvidas dos ouvintes. Como ela sofreu um bug e perdeu sua voz, sobrou para os SciCasters que tiveram que responder as perguntas enviadas para o Silmar no palco. Ainda assim foi bem divertido.

campusparty — CPBR8 - Responde ai

scicast-002

André ou Mumm-Rá? Experiências foram o ponto forte da palestra principal (crédito: Luciana Aldegani)

A palestra principal foi na manhã de sexta-feira, em que falamos um pouco do que faz a ciência ser divertida e com participação do público o André, um dos nossos químicos de plantão (não é o mais simpático obviamente, esse posto é da Estrela) conduziu uma série de experimentos com materiais simples, e devo dizer que a recepção do público foi bem legal.

http://www.youtube.com/watch?v=Ra5AgmmoEv4campusparty — CPBR8 - Porque a ciencia tem que ser divertida

Encontramos e batemos altos papos com gente que também faz de tudo para levar um pouco de ciência para as pessoas de forma simples e divertida como o Gilmar, o Átila, o Iberê e o Pirulla (que eu invejo profundamente por ter conseguido tirar uma foto com o Beakman sozinho), gente que faz muito e que nos servem de inspiração para seguir em frente com nosso trabalho (mea culpa, esqueci do Caio Gomes, que burro! :p).

scicast-004

Com Átila e Pirulla (crédito: acervo SciCast)

Poderia ter sido melhor? Sim, poderia, mas pelo que já conseguimos fazer em tão pouco tempo não dá para exigir muito. Quem sabe no próximo ano não conseguimos levar a equipe toda? Vamos torcer.  E agradecimentos à Ivani que nos deu uma assistência excelente em tudo o que precisamos.

relacionados


Comentários