Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon 5Ds e 5Ds R — mais e mais megapixels

Canon 5Ds e 5Ds R — mais e mais megapixels

E a Canon coloca no mercado duas novas câmeras full frame com resolução máxima de 50 megapixels. Será que precisamos de tudo isso?

9 anos atrás

canon_5ds

As imagens e especificações tinham vazado semana passada na internet. Não comentei nada, pois rumores nem sempre são exatos e nada oficial foi divulgado. Isso mudou hoje. A Canon coloca de forma oficial a informação do lançamento de duas novas câmeras Full Frame. Estamos falando da EOS 5Ds e da EOS 5Ds R. Qual a grande novidade destes modelos? O sensor CMOS com 50,6 megapixels de resolução máxima. Antes de entrar no assunto das especificações da câmera, fica aqui uma pergunta. Para que tudo isso? Quando a Nikon lançou a D800 com 36 megapixels eu já achei um exagero. Pior foi ver gente comprando a câmera para trabalhar em fotografia de eventos e depois se arrependendo, pois fazer mil fotos com uma câmera dessas por noite requer muito local de armazenamento. Agora a Canon, querendo fazer maior, lança uma câmera ainda mais megalomaníaca.

Olhando para o equipamento fica claro que ele é construído para usos muito específicos na fotografia. Tem louco que vai comprar para fotografar aniversário infantil, mas esse não é o foco. Ela serve para usos onde é necessário uma grande retenção de detalhes ou para grandes impressões. O mercado de moda e publicidade seriam os mais indicados. Por fora as duas câmeras se parecem muito com a 5D Mark III. Possuem o mesmo visor LCD de 3 polegadas (não é sensível ao toque e nem articulado). Do ponto de vista do design elas tiveram o esqueleto de metal reforçado e com um novo sistema de espelho para minimizar vibrações. Dentro da câmera encontramos dois processadores DIGIC VI, 61 pontos de foco automático (sendo 41 em forma de cruz), capacidade de fazer 5 fotos por segundo no modo contínuo, visor ótico com cobertura de 100%, vida útil do obturador estimada em 150.000 disparos e dupla entrada de cartão de memória (SD + Compact Flash). Segundo a Canon, se você não quiser utilizar toda a resolução gigantesca do sensor, é possível acionar modos de crop da resolução onde será possível trabalhar com 30 ou 19,6 megapixels.

Pontos estranhos do novo equipamento. A sensibilidade ISO da câmera caiu quando comparado com a 5D Mark III. Ela trabalha com uma faixa de sensibilidade que vai de 100 a 6400 (contra os 100-25.600 da Mark III). Segundo especulações isso aconteceu por conta da utilização de uma nova matriz de filtro de cor no sensor que garante maior precisão na captura das cores, mas levou a uma diminuição da sensibilidade ISO (ou talvez a quantidade de megapixels). Em relação à gravação de vídeo, tudo fica igual, o que se torna horrível no novo equipamento. A Canon continua apostando na gravação de vídeo em Full HD com 30 e 60 fotogramas por segundo. Para o mercado de produção de vídeo profissional isso é ruim, pois os concorrentes já estão trabalhando com 4K de resolução. Isso é triste, pois a Canon foi pioneira no mercado de vídeo com DSLR e agora está deixando o bonde passar. A câmera não possui entrada para microfone externo, saída HDMI e nem está equipada com o sistema Dual Pixel CMOS AF que permite o foco automático em sistema de vídeo. Ou seja, essa é uma câmera pensada apenas para fotografia.

Os dois modelos são praticamente idênticos. O que muda entre eles (assim como a Nikon fez com a D800E) é que a 5Ds R não possui o filtro low pass. Em teoria isso deve aumentar a nitidez das imagens, mas pode gerar o efeito de moiré nas fotos. O fotógrafo deve ter um conhecimento prévio dessa característica e tentar evitar situações em que possam ocorrer o problema. A 5Ds e a 5Ds R devem chegar ao mercado em junho de 2015 e vão custar, respectivamente, US$ 3.699,00 e US$ 3.899,00.

Fonte: Petapixel.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários