Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook, Instagram e Tinder ficam fora do ar por uma hora; Facebook nega ataque hacker

Facebook, Instagram e Tinder ficam fora do ar por uma hora; Facebook nega ataque hacker

Lizard Squad assume autoria de ataque hacker que teria derrubado Facebook, Instagram e Tinder na manhã desta terça-feira; Facebook nega

9 anos atrás

lizard

Muita gente deve ter rolado no chão em desespero nesta terça-feira: por motivos que ainda não estão claros os servidores do Facebook, Instagram e Tinder ficaram fora do ar entre 45 minutos e uma hora durante a madrugada. E embora a empresa do Zuck negue, o grupo hacker Lizard Squad assumiu a autoria do ataque responsável pela indisponibilidade.

O grupo em questão vem fazendo certo barulho nos últimos tempos: ele é o mesmo responsável pela queda da PSN e Xbox Live durante o Natal e de outro ataque realizado em agosto último. Recentemente eles aprontaram de novo, invadindo o site da Malaysia Airlines e subindo na página inicial a mensagem “404 – Plane Not Found”.

https://twitter.com/LizardMafia/status/559963134006292481

O grupo não deu maiores detalhes do que fez para derrubar Facebook, Instagram, Tinder, AOL Instant Messenger e Hipchat, apenas assumiu a autoria e ficou por isso mesmo.

Curiosamente o Instagram chegou a admitir que os servidores da rede social estavam sob ataque através de uma mensagem no Twitter. Só que pouco tempo depois a mensagem foi apagada e o discurso mudou: um porta-voz do Facebook afirmou que a queda dos servidores se deu devido à introdução de uma “alteração” erradas nas configurações dos servidores, que segundo ele foi a causa da queda geral.

instagram

Curiosamente o Lizard Squad escolheu poupar o Twitter nesse mega-ataque a redes sociais por um simples motivo: é a ferramenta usada pelo grupo para anunciar seus feitos. Caso os hackers resolvessem anunciar a ação de outra forma, o passarinho azul também teria rodado.

Atualmente o grupo está sendo caçado pelo FBI pelos ataques à PSN e Xbox Live – inclusive alguns supostos membros já foram presos. Caso essa nova ação tenha sido desencadeada de fato por eles e não tenha sido uma forma de se aproveitar de um bug, os federais poderão adicionar mais essa à ficha de acusações aos lagartos hackers.

Fontes: G e TNW.

relacionados


Comentários